• Kelly Rossi

O Segredo da Livraria de Paris - resenha


Título Original - The Paris Secret

Autora - Lily Graham

Nacionalidade - Sul-africana

Tradução - Elisa Nazarian

Editora - Gutenberg

Gênero - Romance Histórico

Páginas - 208

Ano - 2021

ISBN - 9788582356333

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história.

Mas essa história não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder?"


🛬"AS PESSOAS SE REVELAM NA GUERRA."


Inspirado em um artigo intitulado: "A França finalmente reconhece seus filhos da guerra", nasceu "O Segredo da Livraria de Paris". Nesse romance histórico, a autora explora um lado da Guerra pouco conhecido. "Na França, durante a Segunda Grande Guerra, duzentas mil crianças nasceram da união de soldados alemães com mulheres francesas." Um número bastante significativo, não?


Como se não bastasse os horrores vividos durante a guerra pela ocupação na cidade de Paris, a escassez de comida e o sentimento de medo infinito. Após o término da guerra, muitas mulheres que tiveram algum envolvimento (forçado ou não) com nazistas, acabaram humilhadas, presas e até mortas. As crianças geradas a partir desses relacionamentos também não escapavam do precoceito latente, inocentes eram estigmatizados, banidos e entregues a própria sorte. A crueldade não tem fim.


🛬 "O QUE MUITOS HOMENS NÃO PERCEBERAM DEPOIS DE TRAVAREM TODAS ESSAS GUERRAS É QUE, NO FIM, NÃO EXISTEM VERDADEIROS VENCEDORES; EXISTEM APENAS VÍTIMAS, E ELAS CONTINUAM APARECENDO MUITO TEMPO DEPOIS DA GUERRA."


Apesar desse tema denso, a autora conseguiu construir um romance leve, envolvente e divertido.


Valerie cresceu em Londres, ao completar vinte anos ela descobre a existência de Vincent Dupont, seu avô. Ele é seu único parente vivo. Movida pelo desejo de desvendar o mistério que ronda seus pais biológicos, Valerie resolve se candidatar a uma vaga de emprego na livraria de seu avô, em Paris.


Dupont é um livreiro de muito bom gosto😄 e também um velhinho ranzinza e divertido. Sem saber que Valerie é sua neta, ele a acolhe em sua livraria. E é assim que, aos poucos, os segredos do passado começam vir à tona.


Essa leitura foi uma surpresa muito agradável, não imaginei que fosse gostar tanto. Rendeu um debate maravilhoso e repleto de recomendações de filmes e outras obras literárias.


"O Segredo da Livraria de Paris" é um livro curtinho, ideal para ler em um fim de semana tranquilo com uma bebida bem quentinha do lado.


Você já conhecia esse livro? Já leu ou gostaria de ler? Vamos conversar!


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚❤




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros






O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo