Coração Sem Medo - resenha
- Kelly Rossi

- há 6 dias
- 3 min de leitura

Autor - Itamar Vieira Junior
Nacionalidade - Brasileiro
Editora - Todavia
Gênero - Ficção Contemporânea
Páginas - 336
Ano - 2025
ISBN - 9786556928784
Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐❤️
Sinopse - "Salvador, Bahia. Rita Preta, uma operadora de caixa de supermercado e mãe de três filhos, vê sua vida ser transformada quando um deles – um adolescente - some sem deixar rastro na comunidade onde reside na capital baiana. Na sua jornada em busca de respostas, ela enfrenta as possibilidades de perder seu emprego, seu relacionamento amoroso com um caminhoneiro, e até mesmo a própria vida, ameaçada pela atmosfera de violência e arbítrio que envolve o desaparecimento.
Ao ter seu presente interrompido pelo evento inesperado, Rita se vê imersa nas memórias de seu passado: a saída precoce da casa da família no campo para trabalhar como empregada doméstica na cidade; a difícil relação com a avó Carmelita, a filha desaparecida de Donana; além da culpa que carrega por um trágico acidente envolvendo seus irmãos.
Afligida outra vez por um permanente sentimento de desterro ao revisitar cada lembrança, ela descobre ecos de sua existência nas histórias dos seus antepassados enquanto se dirige à terra onde passou seus primeiros anos. Se por um lado, tenta reunir os fragmentos de sua história para se manter íntegra no presente, por outro, procura involuntariamente a chave para um recomeço.
Na terceira e última parte da " Trilogia da terra " iniciada com Torto arado e seguida por Salvar o fogo, acompanhamos Rita Preta, descendente da linhagem de Donana Chapéu Grande, parte da geração obrigada a deixar suas terras pelos acirramentos dos conflitos fundiários para viver nos limites da cidade. Pessoas que têm seu direito à terra negado e continuam ameaçadas pelas instituições que violam seu território mais íntimo, o corpo, vivendo a herança atemporal da violência que assola o país há séculos.
Mas Coração sem medo é também uma narrativa sobre o poder da imaginação contra o esquecimento: o novo romance de Itamar Vieira Junior é o testemunho literário sobre a força das histórias que precisam ser contadas, revelando o vigor inquebrantável do espírito humano."
"Coração Sem Medo" conclui a Trilogia da terra, uma trilogia que não tem fim, daquelas que poderiam virar série, uma série infinita que é escrita com a realidade do dia a dia.
Itamar nos apresenta Rita Preta - filha de Maze, neta de Carmelita e bisneta de Donana Chapéu Grande. Rita vive em Salvador, na cidade grande, onde cria sozinha seus três filhos até que, após uma discussão, o mais velho, Cid, desaparece. É aí que começa a epopeia de Rita Preta e a nossa como leitor, porque a história fica cada vez mais real, cruel, triste, desoladora...
As palavras nos enlaça, é impossível parar de ler, precisamos continuar... é tão angustiante que sinto que se continuar a leitura, vou ajudar Rita Preta e todas as personagens que sofrem dentro e fora do livro.
Escolhi "Coração Sem Medo" para ser minha última leitura de 2025, e que leitura, meus amigos... que leitura! Terminei sem fôlego e desidratada. O livro todo é devastador e ao mesmo tempo poético com passagens lindas, mas o desfecho me tirou o chão e me lembrou o quanto amo a escrita do Itamar. Solucei com a delicadeza, a beleza e a esperança que a conclusão dessa Trilogia nos entrega.
Que feliz! Obrigada por tudo isso, Itamar.
Leiam!
❤️
Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros








Muito legal, já li Torto arado e quero ler mais, gosto muito da escrita e também do autor. Amei sua resenha, me deixou com desejo de continuar lendo.