• Kelly Rossi

Solidão e Companhia - resenha


Autora - Silvana Paternostro

Tradução - Carla Fortino

Editora - Planeta; Selo - Crítica

Gênero - Biografia

Páginas - 288

Ano - 2021

ISBN - 9786555352740

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💖


Sinopse - "Muito já se escreveu sobre Gabriel García Márquez, um dos mais importantes escritores de todos os tempos, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e autor do clássico "Cem Anos de Solidão". O próprio escritor colombiano escreveu suas memórias. Mas um personagem tão rico requer muitas vozes para explicá-lo - é o que faz Silvana Paternostro neste livro. A partir de depoimentos de dezenas de pessoas como irmãos, parentes, amigos e conhecidos, ela apresenta ao leitor uma história oral de Gabo, como era conhecido.

Os irmãos contam episódios da infância, os amigos lembram a dficuldade para escrever o "grande romance" e todos oferecem suas versões para a construção deste ou daquele personagem. O Afilhado Santiago revela como a fama "atacou-o como um animal, um touro", e amigos admitem que García Márquez foi ficando cada vez mais pedante. Não faltam versões também para "causos", como o dia em que o escritor peruano Mario Vargas Llosa, até então amigo de Gabo, lhe acertou um soco. O olho roxo teria sido uma resposta ao suposto flerte com a sua mulher."


"A mágica é ler o livro e entrar naquele mundo, e não questionar esse ou aquele aspecto."


A história oral é o nome formal do gênero de Solidão e Companhia. Uma biografia falada, contada por amigos, conhecidos e familiares. Todos têm uma opinião, verdadeira ou não, não sabemos. Mas isso que é legal. Todo o relato não tem interferência nem censura das memórias. As análises ficam por conta do leitor. E que divertido, leve e profundo é esse formato de escrita.


"Ele não se dedicava gratuitamente à literatura, mas trabalhava duro. Era muito, muito disciplinado. Deixou todos os seus empregos, pediu dinheiro emprestado, vendeu coisas e se trancou em casa por oito meses para escrever."


Eu senti que estava submersa em uma conversa de bar. Uma festa que entrei de bicão e escutava feito "fifi" de curiosa que sou. E os segredos que escapuliam de falastrões, detalhistas, ou até grosseirões, eu pegava no ar e guardava em uma caixinha. Caixinha essa que só cresceu ao longo dessa leitura, assim como meu amor pelo Gabo.


"ele disse que o amor é o demônio que nos possui, que o amor é um desastre pessoal sem o qual não podemos viver, que começa muito puramente, como tenho certeza de que ele vê o amor de seus pais ou o primeiro amor de sua vida. Mas, à medida que se fica velho, a sociedade meio que confunde isso, mas o amor ainda é a força motriz."


Conheci um pouco mais sobre sua infância, as dificuldades ao longo de sua carreira, seu lado mulherengo e sua paixão infinita pela vida. Quanto mais fui descobrindo, percebi que mais quero descobrir. E a vontade de ler todas as obras desse querido Gabito ficou gigante. Só me resta pegar mais um café e escolher um título dentre tantos criados por ele. Gênio e mágico contador de histórias que ficará para sempre entre os maiores nomes da literatura.


"Senti que ele era uma contradição, havia certa insegurança em relação ao seu lugar, e, ao mesmo tempo, ele tinha um ego enorme, conhecia muito bem a pessoa que havia se tornado como escritor. Então ele era uma grande contradição. Não era alguém com quem você pudesse se sentir totalmente confortável. Era necessário ziguezaguear ao redor das áreas sensíveis dele, era necessário ter cuidado para não ferir os sentimentos ocultos que estavam lá, mas que ele não mostrava. Ele era precisamente solidão e companhia. Uma pessoa solitária com um pressentimento de quem era, mas que ao mesmo tempo precisava dos amigos e procurava carinho e admiração."



Já leu algum livro do Gabriel García Márquez? Tem vontade?


Em "Solidão e Companhia" você vai conhecer algumas pessoas reais que viraram personagens dos livros do Gabo, tudo sem spoilers das obras do autor, então se ficou com vontade de ler, se joga! Pegue um café, um chá, uma cerveja ou um vinho, se acomode confortavelmente e aprecie SEM MODERAÇÃO essa deliciosa leitura.



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo