top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

Sócios no Crime - resenha


Título Original - Partners in Crime

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - José Carlos Volcato

Editora - L&PM pocket

Gênero - Contos Policiais

Páginas - 288

Ano - 2013

ISBN - 9788525419224

Classificação - 3,5⭐


Sinopse - "Para quem está acostumado com Hercule Poirot e Miss Marple pode ser um choque conhecer a dupla Tommy e Tuppence. No segundo livro como protagonistas, este casal de ex-detetives tenta se adaptar à vida fora da ativa. Tommy tem um trabalho administrativo junto ao Serviço Secreto Britânico, enquanto Tuppence cuida da casa. Mas essa vida pacata parece estar com os dias contados quando o chefe da Inteligência Britânica lhes propõe recolocar em operação a Agência de Detetives Internacional.

Para resolver cada caso, Tommy e Tuppence se baseiam em métodos de variados e célebres detetives, como Sherlock Holmes, de Conan Doyle; padre Brown, de Chesterton, e o próprio Hercule Poirot. Com muito bom humor, Agatha Christie faz uma reverência aos grandes investigadores da história da literatura."


Todas as histórias que aparecem em "Sócios no Crime" foram publicadas separadamente, em revistas, entre os anos de 1923 e 1928. Para a publicação em forma de livro, em 1929, Agatha Christie reordenou a história e alterou o enquadramento dos capítulos para facilitar o fluxo da obra.


A edição da L&PM pocket (foto) é formada de 14 contos distribuídos em 17 capítulos. Recomendo que façam a leitura de forma linear, porque algumas histórias começam em um capítulo e terminam no seguinte. Outro benefício de ler na ordem apresentada é acompanhar o desenvolvimento das tramas e o amadurecimento do casal protagonista.


Tommy e Tuppence Beresford são recém-casados, mas Tuppence é movida a aventuras e está ficando entediada com a monotonia da vida conjugal. Ela se vê salva do tédio quando o casal recebe um convite do Chefe da Inteligência Britânica para recolocar em operação a Agência de Detetives Internacional. É a partir desse momento que a carreira desse casal amador passa para um novo patamar.


Em cada um dos contos, os protagonistas interpretam personagens de um clássico da literatura, então o livro é repleto de referências e eu amei isso.


A obra se inicia ao pouquinhos em um ritmo mais lento. Da metade para o fim, os contos vão ganhando forma ficam mais elaborados e interessantes. Acredito que foi uma estratégia da autora para mostrar a evolução do casal na profissão de investigadores. Na minha opinião, o último conto foi o melhor. Além de citar outros dois personagens que eu amo nos romances policias, também termina de um jeito super fofo.


O mais legal de tudo é que o desfecho pode ser interpretado de maneiras diferentes. O que proporcionou um ótimo debate e eu acho incrível quando isso acontece. O jeito que a literatura desperta diferentes sentimentos é simplesmente espetacular, não acham?


Antes de encerrar, preciso falar que algumas passagens preconceituosas me incomodaram bastante. Em vários contos encontramos críticas pesadas sobre as mulheres; em outros, contra idosos; e também contra pessoas gordas. Por mais que a Agatha seja genial, ela não deixava de ser um fruto de sua época. Óbvio que ela poderia ter ultrapassado também essas barreiras, mas eu não sei o quanto nossa visão de século XXI deixaria passar. Contemporaneizar as obras que lemos é complicado. É por isso que eu sempre falo para o pessoal do clube: vamos discutir sobre esses pontos e falar sobre o que incomoda. A literatura nos proporciona essas análises. Conversar e dialogar é importante e agrega muito.


Eu acredito que muitas críticas que a Agatha insere em suas obras são propositais para provocar seus leitores. E estou curiosa para conhecer as próximas obras e saber como esses temas polêmicos serão abordados.


Leitura para o projeto #readchristie2023 . Desafio de fevereiro: Objeto contundente.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💕



Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page