• Kelly Rossi

Os Gregos - resenha


Título Original - Los griegos: una gran aventura

Autor - Isaac Asimov

Nacionalidade - Norte-americano

Tradução - Luis Reyes Gil

Editora - Planeta Minotauro

Gênero - Não-ficção

Páginas - 368

Ano - 2022

ISBN - 9786555356434

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Em 'Os Gregos', Isaac Asimov é nosso guia pela história da civilização grega, desde os tempos micênicos (4.000 a.C.) até a formação da Grécia atual (1964 de nossa era), destacando os principais aspectos dessa cultura que estabeleceu as bases artísticas, filosóficas e políticas do Ocidente."






🏛"TODA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DESCENDE DIRETAMENTE DA OBRA DOS GREGOS, E A HISTÓRIA DE SEUS TRIUNFOS E DESASTRES NUNCA PERDEU O FASCÍNIO."


"Os Gregos" é o segundo livro da "Coleção História Universal Isaac Asimov". Assim como em "Os Egípcios", primeiro livro da coleção, o autor usa uma linguagem bem didática e gostosa de ler.


Depois de se consagrar aguçando seus leitores a imaginar o futuro em suas aventuras pela ficção científica, Asimov resolve nos guia por uma viagem fascinante pelo passado. E desta vez embarcamos na história da civilização grega, desde os tempos micênicos até a Grécia das últimas décadas.


Eu considero esse livro como uma espécie de resumão ou guia rápido que aborda vários aspectos e curiosidades interessantes.

Aqui, o leitor vai se deparar com as "grandes potências do mundo grego: Esparta e Atenas.


Vai esbarrar em grandes nomes da literatura, como Homero e Hesíodo. E também com os autores trágicos que marcaram a época: Ésquilo, Sófocles, Eurípides. E também sobre o dramaturgo que não foi trágico, mas um grande autor de comédias. "Suas comédias, apesar de cheias de situações cômicas, não eram obras meramente hilariantes. Atacou com habilidade mordaz e satirizou de maneira cáustica as fraquezas da época e todos aqueles de quem discordava, entre eles Eurípides."


Os Jogos Olímpicos também são mencionados, assim como a astúcia de Epaminondas, que com sua organização conseguiu conter os espartanos.


Alexandre e seu cavalo Bucéfalo, provavelmente o cavalo mais famoso da história, também ganha seu espaço nesse livro, assim como Aristóteles (o maior pensador grego) e Sósigenes, que ajudou Júlio César a criar um calendário para domínios romanos, chamado de "calendário juliano" que depois de umas melhorias é usado até hoje.


Tudo isso e muito mais você vai encontrar nessas 368 páginas que podem ser lidas como fabulosas narrações ficcionais.


Muito se perdeu do maravilhoso mundo grego, mas as poucas peças que restaram nos deslubram profundamente.✨



Se você tem curiosidade em saber um pouco mais sobre a história de um povo tão único, recomendo muitíssimo esse livro. Essa coleção está ficando incrível. As duas edições estão belíssimas e vêm recheadas de mapas que auxiliam na orientação durante a leitura.




🏛"O IDEAL DE LIBERDADE, TÃO IMPORTANTE PARA O MUNDO MODERNO, NADA MAIS É DO QUE A LIBERDADE GREGA AMPLIADA E APRIMORADA."



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo