top of page
  • Kelly Rossi

Os Anos - resenha


Título Original - Les Anneés

Autora - Annie Ernaux

Tradução - Marília Garcia

Editora - Fósforo

Páginas - 224

Ano - 2021

ISBN - 9786589733140

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Gostaria de reunir estas múltiplas imagens de si própria, isoladas e em desacordo, um um fio de narrativa, a narrativa de sua existência desde o nascimento, durante a Segunda Guerra Mundial, até hoje. Gostaria que fosse uma existência singular, mas entrelaçada ao movimento de uma geração. No momento de começar a escrita, sempre esbarra nos mesmos problemas: como representar, ao mesmo tempo, a passagem do tempo histórico (com coisas, ideias e costumes se transformando) e o espaço íntimo desta mulher? Como fazer coincidir um panorama de 45 anos e a busca de um eu fora da História, constituído de momentos suspensos, um eu que estava presente nos poemas que ela tentava escrever aos vinte anos."


"QUANDO LEVANTÁVAMOS A CABEÇA PARA VER A LUA À NOITE, ELA BRILHAVA FIXAMENTE SOBRE UM MUNDO DO QUAL SENTÍAMOS A VASTIDÃO, A EFERVESCÊNCIA, SOBRE BILHÕES DE PESSOAS. A CONSCIÊNCIA SE DILATAVA NO ESPAÇO TOTAL DO PLANETA, NA DIREÇÃO DE OUTRAS GALÁXIAS. O INFINITO DEIXAVA DE SER IMAGINÁRIO. POR ISSO ERA INCONCEBÍVEL DIZER QUE IRÍAMOS MORRER UM DIA."


A conversa é intimista. A pessoa está sentada ao meu lado com uma caixa cheia de fotografias e memórias que marcam o tempo que já passou. Aos poucos, ela retira cada foto e vai contando... narrando com detalhes e aquele brilho nos olhos que as lembranças nos causam. Quantos anos cabem nessa caixa de histórias? Quantos anos cabem nesse livro?


"A DISTÂNCIA QUE SEPARA O PASSADO DO PRESENTE TALVEZ POSSA SER MEDIDA PELA LUZ QUE SE ESPALHA NO CHÃO PELO MEIO DAS SOMBRAS, DESLIZANDO NOS ROSTOS, DESENHANDO A DOBRA DE UM VESTIDO, COM UMA CLARIDADE DE LUSCO-FUSCO DE UMA FOTO EM PRETO E BRANCO, INDEPENDENTEMENTE DA HORA EM QUE FOI TIRADA."


Essa pessoa sentada ao meu lado é Annie Ernaux, e foi exatamente desse jeitinho que eu a imaginei ao ler "Os Anos". A narrativa do tempo histórico é entrelaçada com costumes, ideias e pensamentos em páginas que marcam 45 anos de existência. Uma existência que não se encerra com o final do livro, Ernaux continua sua trajetória e se essa obra for revisada, muitos outros marcadores de tempo serão incluídos nessa narrativa. Quem sabe podemos até apreciar uma visita ao Brasil em 2022, sim... naquela linda Festa Literária em Paraty, conhecida como FLIP. Seria uma bela fotografia para acrescentar nessa caixa de momentos que já tem tantas outras similaridades entre França e Brasil. É por isso que essa autobiografia impessoal é capaz de tocar vários leitores brasileiros. De origem humilde, Ernaux transita entre o particular e o coletivo, promovendo uma grande identificação de diversos sentimentos, pensamentos, aflições, lembranças e costumes comuns as duas culturas.



"E NINGUÉM MAIS ENVELHECIA. AS COISAS AO NOSSO REDOR NÃO DURAVAM O BASTANTE PARA ENVELHECER, ELAS ERAM SUBSTITUÍDAS, RENOVADAS COM A MAIOR VELOCIDADE. A MEMÓRIA NÃO TINHA TEMPO DE ASSOCIAR OS OBJETOS A MOMENTOS DA EXISTÊNCIA."


"Os Anos" tem uma grande carga histórica, e mesmo sendo suavizada pelos poemas que a autora escrevia em sua juventude, são pontos que deixam a leitura mais lenta. Quem gosta de pesquisar enquanto está lendo, vai amar, porque esse livro é um prato cheio para isso. Para mim, foi uma experiência de leitura bem diferente e despertou minha curiosidade para conhecer outras obras da autora.


"A GLÓRIA PARA UMA MULHER É O LUTO BRILHANTE DA FELICIDADE

NOSSA MEMÓRIA ESTÁ FORA DE NÓS, EM UM SOPRO CHUVOSO DO TEMPO"



E você? Já leu essa obra ou outra da autora? Tem curiosidade em conhecer?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💋


"EXISTIR É BEBER SEM ESTAR COM SEDE"



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros







O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.









8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page