top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Vento Sabe meu Nome - resenha


Título Original - El Viento Conoce mi Nombre

Autora - Isabel Allende

Nacionalidade - Peruana

Tradução - Ivone Benedetti

Editora - Bertrand Brasil

Gênero - Romance Histórico

Páginas - 224

Ano - 2023

ISBN - 9786558381891

Classificação - 2,5⭐


Sinopse - "Viena, 1938. Samuel Adler tem cinco anos quando seu pai desaparece durante a Noite dos Cristais - a noite em que sua família perde tudo. À medida que a segurança de seu filho se torna cada vez mais difícil de garantir, a mãe de Samuel consegue uma vaga para ele no trem Kindertransport, da Áustria nazista para a Inglaterra. Sozinho, o menino embarca levando apenas seu violino e o peso da solidão e da incerteza, que o acompanharão ao longo de sua vida.

Arizona, 2019. Oito décadas depois, Anita Díaz e sua mãe embarcam em um trem, fugindo dos perigos iminentes em El Salvador e em busca de refúgio nos Estados Unidos. Mas a chegada delas coincide com a nova política de separação familiar, e Anita, de sete anos, se vê sozinha em um acampamento para criancas refugiadas. Assustada, ela se refugia da realidade em um lugar que só ela conhece: Azabahar. Um mundo mágico. Enquanto isso, Selena Durán, uma jovem assistente social, e Frank Angileri, um advogado de sucesso, lutam para reunir a menina e sua mãe, e porporcionar um futuro melhor para ela.

Em O vento sabe meu nome, passado e presente se entrelaçam para contar o drama do desenraizamento, da compaixão e do amor. Um romance atual sobre os sacrifícios que os pais fazem pelos filhos, sobre a surpreendente capacidade de algumas crianças de sobreviver à violência sem parar de sonhar e sobre a tenacidade da esperança, que pode brilhar mesmo nos momentos mais sombrios. Uma história sobre as feridas profundas que a migração forçada produz e as pessoas que lutam para curá-las."



"O vento sabe meu nome" carrega uma história sobre o comportamento desumano dos americanos para com os imigrantes da América Central e do Sul.


O fato de saber que o que encontramos no livro realmente já aconteceu e ainda acontece faz com que a história tenha um valor além da literatura. O grito denunciante de um país civilizado que considera justificável separar as crianças de seus pais e deixá-las órfãs e tratadas como nada, só mostra a importância de trabalhar temas relevantes nos livros.


🦋 "Trauma não se supera, a gente simplesmente aprende a viver com ele."


No conhecido estilo Allende, ela continua trabalhando muito bem a parte histórica nessa narrativa. Isso foi o que mais me agradou nesse livro. Mas depois de a magnífica "Violeta", esta acabou por ser uma leitura um tanto decepcionante para mim.


O livro tem uma abertura excelente e intrigante, com temas do Holocausto e a fuga como salvação. No entanto, conforme o livro avança, o enredo se perde e se torna uma mistura de personagens e novas histórias principais que se encontram sem muita profundidade. Fiquei sedenta em descobrir mais de Samuel, queria muito acompanhar seu desenvolvimento e superação, mas seu romance com Nadine tomou completamente a cena. A cronologia da história voou e quando comecei a me envolver melhor com as personagens que surgem entre os capítulos, o livro acabou.😕


🦋 "Empatia é uma coisa misteriosa, não obedece a nenhuma regra conhecida, ou ocorre espontaneamente ou não ocorre em absoluto, é impossível forçar."


Isabel Allende escreve lindamente e tem um ótimo estilo. No entanto, gostaria que ela tivesse construído uma história um pouco mais complexa em "O vento sabe meu nome", apenas 224 páginas não foram suficientes para entregar o desenvolvimento que os temas abordados mereciam. Ainda pretendo ler outros títulos dela, porque "Violeta" e "A Casa dos Espíritos" foram livros fascinantes e favoritados.


Ressalto que essas foram as minhas impressões pessoais, vi que várias pessoas que leram, gostaram bastante. Cada um tem sua experiência e seu momento com a leitura, então se você tem vontade de ler esse livro da autora, não deixe de ler.


Você já leu algo da Isabel Allende? Tem vontade de ler?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!🧡


Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros


O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.


523 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page