top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Vaso de Ouro / Princesa Brambilla - resenha


Título Original - Der Goldne Topf; Prinzessin Brambilla

Autor - E. T. A. Hoffmann

Nacionalidade - Alemão

Tradução - Mário Luiz Frungillo

Editora - Unesp

Gênero - Novela

Páginas - 262

Ano - 2022

ISBN - 9786557110751

Classificação - ⭐⭐⭐


Sinopse - "As duas novelas que compõem este volume têm ao menos um ponto em comum: em ambas, um pequeno incidente dá ensejo a um estilhaçamento da ordem cotidiana, e os limites entre o real e o irreal são borrados. Vêm à tona então a musicalidade, o fantástico, o onírico, com pitadas de grotesco e de humor, que tornam estes textos luminosos exemplos da criatividade de E. T. A. Hoffmann."


💘 "Só na crença existe o amor."


Hoffmann exala criatividade nas duas novelas que compõem este volume, onde ilusão e realidade se fundem e hipnotizam.


Quer saber um pouquinho de cada uma? Então continua por aqui!👇🏻


🏺 O Vaso de Ouro


Podemos chamar essa novela de um conto de fadas repleto de parábolas surrealistas. A linguagem é graciosa e pomposa, própria do período romântico, que ainda hoje me encanta profundamente. É uma história que convida ao escapismo. Temos aqui um estudante que se apaixona por uma serpente esverdeada. O mais interessante, e o que mais me fez simpatizar com Anselmo, o estudante, foi acompanhar sua luta em reconhecer o que era realidade e o que era mágico.

Para os amantes da fantasia, essa novela é um prato cheio.


👸🏻 Princesa Brambilla


Antes de falar dessa novela, quero destacar as ilustrações que a acompanham, os sombreados brincam nos espaços e se adaptam perfeitamente à essa história burlesca e ambígua.


"Princesa Brambilla nos leva direto para um labirinto de caprichos e travessuras italianas que prometem encantar os mais sedentos por fantásticas apresentações teatrais.


As personagens colocam e tiram máscaras ao longo da história e se imaginam em harmonia com situações inusitadas. Uma dança frenética que forma a essência da história, onde o delírio ocupa lugar de escolha: reversões e efeitos de espelho em que o leitor é constantemente confrontado e tenta de alguma forma determinar as circunstâncias e tecer os elos para uma compreensão no auge dos complexos literários traçados pelo autor. Dicotomias ocorrem entre as personagens que refletem o espírito da comédia italiana e da tragédia clássica, as descrições indiscutíveis de alter-egos e as confusões que se seguem estabelecem o enredo cômico da história.


Apesar da atmosfera gótica, grotesca e fantástica das duas novelas, é possível perceber o caráter romântico na escrita. Hoffmann usa a magia, o mistério e o humor para traçar um elogio à beleza da poesia e ao amor.


Foi uma leitura bem diferente para mim, mas adorei a experiência!


Você lembra qual o último livro que lhe surpreendeu positivamente?



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚


Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page