• Kelly Rossi

O Segredo de Chimneys - resenha


Autora - Agatha Christie

Editora - Best Bolso

Gênero - Romance Policial

Páginas - 308

Ano - 2008

ISBN - 9788577990719

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "O jovem Anthony Cade volta à Inglaterra depois de mais de vinte anos afastado do país com a missão de entregar os manuscritos com as memórias do conde Stylptitch a uma editora e cartas de um chantagista à bela Virginia Revel. Os originais e as cartas são roubados, e Anthony ajuda Virginia a esconder da polícia o cadáver encontrado na casa dela. Na mesma noite, o príncipe da Herzoslováquia é assassinado no palácio de Chimneys, onde está escondido um valioso diamante. Para desvendar o mistério e recuperar o manuscrito, o superintendente Battle, da Scotland Yard, conta com a ajuda do aventureiro Anthony. Envolvidos nesse suspense – no qual a romancista concentrou seu característico senso de humor – estão também o célebre ladrão “rei Victor”, o pomposo funcionário público George Lomax, o colecionador de livros raros Hiram Fish, o magnata Isaacstein e o velho proprietário de Chimneys, lorde Caterham, que só pretende, inutilmente, que o deixem em paz."


Após aceitar um novo emprego de um velho amigo, Anthony Cade retorna à Inglaterra depois de muitos anos. Sua missão é entregar os manuscritos com as memórias do conde Stylptitch a uma editora e cartas de um chantagista à Virginia Revel. Antes de conseguir cumprir com as entregas, os originais e as cartas são roubados. Para desvendar o mistério, Cade conta com a ajuda de Virginia, uma viúva muito inteligente e belíssima.

Nesse meio tempo, duas pessoas são assassinadas em locais diferentes. Uma delas é o príncipe da Herzoslováquia (país fictício) que foi encontrado morto no palácio de Chimneys, onde está escondido um diamante valiosíssimo.

Para solucionar o caso, o superintendente Battle, da Scotland Yard é acionado. Ele contou com a ajuda do aventureiro Cade, mas vários personagens deram pitacos para ajudar a esclarecer os mistérios.

A Agatha inseriu uma quantidade gigantesca de personagens nessa história. Alguns deles deixaram a narrativa bem divertida. O humor ácido é uma marca registrada da autora e dou boas risadas sempre. Porém, o excesso de pessoas e coisas diversas acontecendo ao mesmo tempo me deixaram confusa em vários momentos da leitura.

As últimas páginas foram eletrizantes. Eu quase infartei no momento da revelação, aquele que a Agatha sempre deixa para o finalzinho. Eu tinha alguns suspeitos e estava morrendo de medo que o assassino fosse algum dos personagens que eu tinha me apegado.🙈 Será que foi? Só digo que eu não acertei minha teoria.🤷🏻‍♀️ Feita de boba pela sexta vez. Ps.: esse é o sexto livro que leio dela.😅


🗣Mais uma vez o debate do projeto #lendorainhaChristie foi maravilhoso. A troca de experiências com a leitura foi muito rica e eu amei.❤ Mesmo sendo uma história improvável e dependente de um milhão de coincidências para se concretizar, os participantes gostaram bastante de conhecer essa narrativa bem fora da caixinha da nossa rainha do crime.


Em "O Segrego de Chimneys" temos uma história que mistura espionagens, intrigas internacionais, assassinatos, roubo de diamantes e muitos mistérios. Apesar de manter algumas características da escrita, acredito que a autora estava experimentando novas técnicas. Por esse motivo, eu indico a leitura para quem já conhece outras obras da Christie.



Mas me contem! Já leram esse livro ou algum outro da autora? Qual seu preferido?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💕

3 visualizações

© 2020 Voando com Livros • Todos os direitos reservados • Desenvolvido por Nicolas M Barboza