• Kelly Rossi

O Quarto de Giovanni - resenha


Autor - James Baldwin

Tradução - Paulo Henriques Britto

Editora - Companhia das Letras

Gênero - Ficção Lgbtqia+

Páginas - 232

Ano - 2018

ISBN - 9788535931327

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Ambientado na Paris boêmia e fervilhante da década de 1950, este clássico moderno narra a história de David, um americano de família abastada que, aos vinte e tantos anos, passa uma temporada na capital francesa enquanto espera o regresso de sua namorada, Hella, que partiu para a Espanha a fim de decidir se deve ou não aceitar o pedido de casamento. Nesse interím, ele conhece Giovanni, um jovem italiano que trabalha como garçom num bar badalado da cidade. Esse encontro tórrido e inesperado vai pôr em xeque as convicções e os planos do protagonista."



🌈"AS PESSOAS QUE JULGAM TER FORÇA DE VONTADE E CONTROLAR SEU PRÓPRIO DESTINO SÓ CONSEGUEM CONTINUAR ACREDITANDO NISSO TORNANDO-SE PERITAS EM ENGANAR A SI PRÓPRIAS. SUAS DECISÕES NA VERDADE NÃO SÃO DECISÕES - UMA DECISÃO DE VERDADE TORNA A PESSOA HUMILDE, POIS ELA SABE ESTAR À MERCÊ DE TANTOS FATORES QUE NEM É POSSÍVEL LISTÁ-LOS -, E SIM COMPLEXOS SISTEMAS DE EVASÃO, DE ILUSÃO, COM OBJETIVO DE FAZER COM QUE ELAS E O MUNDO PAREÇAM SER AQUILO QUE ELAS E O MUNDO NÃO SÃO."


Uma das escritas mais belas que já tive o prazer de ler... além de me tocar profundamente, ao antecipar alguns fatos da história, James Baldwin conseguiu me manter curiosa. Esses pequenos spoilers fornecidos na narrativa me deixou totalmente presa na leitura e ávida por respostas.


"O quarto de Giovanni" é uma leitura dolorosa, porém necessária, faz a gente pensar nossos padrões e trabalha a empatia de maneira grandiosa. Além do processo pungente de autoaceitação, é possível observar questões raciais tratadas nas entrelinhas.


🌈"MEU ROSTO É COMO UM ROSTO QUE JÁ FOI VISTO MUITAS VEZES. MEUS ANCESTRAIS CONSQUISTARAM UM CONTINENTE, ATRAVESSANDO À FORÇA PLANÍCIES COBERTAS DE CADÁVERES, ATÉ CHEGAR A UM OCEANO QUE NÃO DAVA NA EUROPA, E SIM NUM PASSADO MAIS OBSCURO."


Com fortes traços autobiográficos, essa trama bissexual é uma narrativa do interior de uma personagem. Nomeada como David, o protagonista de "O quarto de Giovanni" vive um dilema existencial. Ao passar uma temporada em Paris, ele remoe suas incertezas enquanto aguarda sua namorada, Hella, voltar da Espanha com a resposta de seu pedido de casamento. Em meio ao turbilhão de pensamentos e indecisões, David conhece Giovanni, um lindo italiano que vai expor ainda mais os frágeis princípios do protagonista.


🌈"O SEU PAI OU O MEU, DEVIA TER NOS DITO QUE É MUITO RARO ALGUÉM MORRER DE AMOR. MAS MILHÕES JÁ MORRERAM, E MORREM A CADA HORA - E NOS LUGARES MAIS ESTRANHOS! - DE FALTA DE AMOR."


As personagens desse livro são extremamente falíveis e, muitas vezes, tive vontade de apontar o dedo e julgar, mas não acredito que cabe a mim deliberar. É possível aproveitar essa escrita magnífica do Baldwin e ainda trabalhar a empatia e a compreensão, ao mesmo tempo que não é necessário passar pano para os preconceitos expressados. Afinal, uma coisa é o dinamismo da aceitação, a outra, bem diferente, é como tratar as pessoas envolvidas nesse processo de encontro existencial.


"O quarto de Giovanni" traz uma temática urgente para os dias atuais e foi, para mim, um grande prazer ter contato com essa leitura. Espero ter a oportunidade de conhecer outros títulos do autor.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 💖📚



🌈"VEJA OS MEUS LIVROS - EU VIVO ME PERGUNTANDO O QUE SERIA DE MIM SE NÃO HOUVESSE LIVROS NO MUNDO."



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo