• Kelly Rossi

O Parque das Irmãs Magníficas - resenha


Autora - Camila Sosa Villada

Nacionalidade - Argentina

Tradução - Joca Reiners Terron

Editora - TusQuets

Gênero - Realismo Mágico

Páginas - 208

Ano - 2021

ISBN - 9786555354027

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse (orelha) - "Valas, abismos, arbustos que machucam, bêbados se masturbando. Enquanto Tia Encarna se perde entre os matagais, a magia começa a operar. As putas, os casais com tesão, os alvoroços fortuitos, aqueles que conseguem se encontrar naquele bosque improvisado, todos dão e recebem prazer dentro dos carros estacionados à revelia, ou jogados entre os carrapichos, ou de pé contra as árvores. Nessa hora, o Parque é como um ventre de gozo, um recipiente de sexo sem vergonha. Não dá para distinguir de onde vêm as carícias nem as chupadas. Nessa hora, naquele lugar, os casais estão trepando.

Contudo, Tia Encarna persegue algo assim como um ruído ou um perfume. Nunca é possível saber quando ela vai atrás de algo. Paulalinamente, aquilo que a convocou se revela: é o pranto de um bebê. Tia Encarna tateia o ar com os sapatos nas mãos, enterrando-se na inclemência do terreno para vê-lo com seus próprios olhos.

Muita fome e muita sede. Isso se sente no clamor do bebê e é a causa da atribuição da Tia Encarna, que entra no bosque com desespero porque sabe que em algum lugar há uma criança que sofre. E é inverno no Parque, e a friaca é tão forte que congela as lágrimas."


Com traços autobiográficos, a autora Camila Sosa Villada impreme sua originalidade na escrita, mesclando a brutalidade real e sincera com o fascínio do realismo mágico.


Ao mesmo tempo que "O Parque das Irmãs Magníficas" relata a vergonha, o medo, a intolerância, o desprezo e a incompreensão que gira em torno da iniciação de uma travesti. Ele também mostra o lado mágico, as alegrias e as recompensas de ter coragem de ser quem você realmente é.


👠"PENSEI EM COMO O AMOR SE DESINTEGRA EM TODAS AS FAMÍLIAS, MAS ELES DOIS NÃO ERAM UMA FAMÍLIA; O TÍTULO DE FAMÍLIA ERA INSUFICIENTE PARA ELES. O DELES ERA UM AMOR MUITO MAIOR, ERA TODA A COMPREENSÃO DE QUE ERA CAPAZ O SER HUMANO."


Crescer em uma cidade pequena, rodeada de preconceitos e a limitação de seus pais que achavam que nada, além da morte, seria possível para um rapaz que se vestia de mulher, foi bem difícil para Camila. Mesmo muito nova, represália e humilhação é o que ela precisa superar no dia a dia.



Quando cresceu, Camila foi à Córdoba para fazer universidade. E durante a noite, começou a frequentar o Parque Sarmiento, seu medo de ser violentada e morta não era maior que sua curiosidade de experimentar sua nova vida. Sua liberdade.


👠"O DESPREZO DAS PESSOAS NAQUELE DIA ME OFERECEU UMA REVELAÇÃO: ESTAVA SOZINHA, ESTE CORPO ERA MINHA RESPONSABILIDADE. NENHUMA DISTRAÇÃO, NENHUM AMOR, NENHUM ARGUMENTO, POR IRREFUTÁVEL QUE FOSSE, PODIAM TIRAR A RESPONSABILIDADE SOBRE MEU CORPO. ENTÃO, EU ME ESQUECI DO MEDO."


Mas nada foi fácil nessa nova fase. E o caminho para a prostituição foi inevitável. A mescla de conto de fadas com história de terror era vivida diariamente, mas pela primeira vez, Camila se sentiu parte de um grupo. As travestis do Parque passam a ser sua família, carinho, amor e uma identidade até então desconhecida brindam essas garotas que sofrem, lutam e brilham.


Esse livro também pode ser encarado como um manifesto franco, que mistura violência, ternura e escancara todas as facetas da comunidade trans. Ou seja, o leitor não é poupado de nada. A escrita da Camila é encantadora e implacável. Ao mesmo tempo que eu sofria e ficava com o coração apertadinho em saber da crueldade de algumas pessoas, eu torcia e vibrava muito com a Camila e suas "irmãs".


👠"PARA MORRER, É NECESSÁRIO PREPARAR A CASA, RECEBER O MENINO QUE SOUBEMOS TER SIDO. SABER LHE PEDIR PERDÃO POR TANTA TRAIÇÃO COMETIDA, POR TANTA MENTIRA, POR TANTA SISTEMÁTICA DECEPÇÃO, PELO RUMO PERDIDO, POR TANTA BELEZA PASSADA POR CIMA."


Eu amei passear na imaginação da Camila e conhecer um pouco mais sobre a comunidade trans. Se você não for sensível a gatilhos, com certeza, é um livro que eu recomendo.



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤



👠"TUDO SE REDUZIA, NO FUNDO, À FEBRE DO AMOR. PEDIR AMOR, SUPLICAR POR ELE DE MIL MANEIRAS, COM AS ASTÚCIAS MAIS EGOÍSTAS E MAIS FALSAS QUE SE PUDESSEM CONCEBER, VALIA DE TUDO."






Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo