top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Mistério Henri Pick - resenha


Título Original - Le Mystère Henri Pick

Autor - David Foenkinos

Tradução - Julia da Rosa Simões

Editora - L&PM editores

Gênero - Romance

Páginas - 280

Ano - 2022

ISBN - 9786556663388

Classificação - ⭐⭐


Sinopse - "Na França, um excêntrico bibliotecário compõe um curioso acervo: o de manuscritos recusados e jamais publicados por casas editoriais. Entre esses textos enjeitados, uma jovem editora encontra por acaso um tesouro esquecido, As últimas horas de uma história de amor, escrito por um certo Henri Pick. Ela sai à sua procura e descobre que ele morreu dois anos antes. E a viúva garante que Pick nunca escreveu nada além de listas de compras... Cercado por essa atmosfera nebulosa, o romance é lançado e toma a cena literária de assalto, alterando o curso da vida de várias pessoas. Mas o mistério acerca dessa improvável obra de arte está apenas começando. Sarcástico, borgiano e vertiginoso, O mistério Henri Pick desnuda para o leitor os bastidores da indústria do livro ao mesmo tempo em que reflete sobre a natureza da escrita, da arte e da existência humana. “Um livro leve, engraçado e erudito: um deleite.”


Quem nunca tentou criar algumas linhas de tal maneira que se transformem em uma história? Nem sempre esses escritos se tornam livros que são lidos e apreciados por outras pessoas.


Em "O Mistério de Henri Pick", um bibliotecário provincial assume textos que foram rejeitados. Ele reserva parte de sua biblioteca para os manuscritos que não conseguiram publicação.


Quando uma jovem editora e seu namorado escritor visitam a biblioteca, ao manusearem um mar de escritos indesejados, eles encontram um diamante sob o carvão: o manuscrito de um senhor chamado Henri Pick, que, até alguns anos atrás e antes de sua morte, era dono de uma pizzaria local.


Não apenas o manuscrito, mas também a história do manuscrito em si é uma descoberta. No momento em que o livro é publicado, acompanhamos o pequeno papel entre duas capas de papelão transformar a vida das personagens que povoam as páginas de "O Mistério de Henri Pick".


📚"Ninguém jamais é compreendido, certamente não os escritores. Eles frequentam reinos de emoções imprecisas e, na maior parte do tempo, não compreendem a si mesmos."


A história é divertida, mas sem profundidade ou tensão. Senti um certo coquetismo na escrita do autor. Por um lado tudo flui rapidamente sem deixar a leitura cansativa, por outro os personagens persistem em ficar na superfície, inclusive os protagonistas. O estilo da escrita é contaminado de excesso de itálico, notas de rodapé que apenas enfeitam as páginas e capítulos compostos por uma única frase. Apesar de ter um desfecho abrupto, o autor consegue prender o leitor com o mistério até quase as últimas páginas.


Esse livro tem uma proposta muito interessante, mas acho que estava com a expectativa muito alta, queria um livro maior, com discussões mais profundas e desenvolvidas, talvez eu quisesse mais mistério ou me envolver mais com as personagens... Mesmo assim, recomendo o livro para quem está procurando por uma leitura leve, rápida e recheada de citações de outros autores. Leia com um caderninho do lado para anotar todas as sugestões.


📚 "Às vezes é preciso agir de maneira surpreendente, desviar-se do cotidiano, para saber realmente o que o outro pensa de nós."


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💕




Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.


128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page