• Kelly Rossi

O Mistério de Agatha Christie - resenha


Título Original - The Mystery of Mrs. Christie

Autora - Marie Benedict

Nacionalidade - Norte-americana

Tradução - Isadora Prospero

Editora - Planeta

Gênero - Ficção histórica

Páginas - 320

Ano - 2021

ISBN - 9786555354850

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Em uma noite de dezembro no ano de 1926, a rainha do suspense Agatha Christie desapareceu. Os investigadores da época encontraram apenas seu carro vazio, abandonado às margens de um lago profundo e sombrio. As únicas pistas eram as marcas de pneu na estrada próxima e um casaco deixado dentro do veículo - algo muito estranho, considerado a noite fria.

O marido de Agatha Christie, um veterano de Primeira Guerra Mundial, e sua filha não faziam ideia de onde ela poderia estar, e uma operação sem precedentes mobilizou a Scotland Yard, a mídia e toda a Inglaterra na busca pelo paradeiro da autora.

Onze dias depois, no entanto, ela reapareceu, de forma tão misteriosa quanto havia desaparecido, alegando não se recordar de onde estava ou do que tinha feito nesse tempo.

Até os dias de hoje, o episódio permanece sem solução. Os romances de Agatha Christie, clássicos incontestáveis e frutos da mente brilhante de uma autora sem igual, sobreviveram ao teste do tempo. No entanto, o segredo de seu desaparecimento talvez guarde o maior de seus mistérios."


🕵🏻‍♀️"SOMOS TODOS NARRADORES NÃO CONFIÁVEIS DE NOSSA PRÓPRIA VIDA, TECENDO HISTÓRIAS SOBRE NÓS MESMOS QUE OMITEM VERDADES DESAGRADÁVEIS E ACENTUAM NOSSAS IDENTIDADES INVENTADAS."


"O Mistério de Agatha Christie" é uma ficção que reconstrói o episódio mais enigmático da vida da autora Agatha Christie. Seu desaparecimento, por onze dias, em 1926.


O livro é estruturado em duas partes. A parte um conta a vida da Agatha a partir do momento em que ela conheceu Archie, seu primeiro marido. Os capítulos são intercalados entre o passado (desde 1912) narrado pela própria Agatha Christie, através de um manuscrito, e o presente (1926), a partir do desaparecimento da autora, narrado pelo Archie Christie.



Toda essa primeira parte do livro é bem fundamentada na biografia da Agatha, algumas lacunas, principalmente pensamentos do Archie, são preenchidos de maneira bem coerentes com história.


Eu já conheço a biografia da Agatha, mas mesmo assim fiquei envolvida com a narrativa da Marie Benedict. A escrita é bem fluida e não dá vontade de largar a leitura. Acredito que para leitores que ainda não conhecem a história de vida da Agatha Christie, esse livro ainda vai agregar um Q de mistério.


Outro aspecto bem bacana nessa primeira parte são as curiosidades sobre os primeiros livros escritos e publicados pela Agatha Christie. Vocês só precisam tomar cuidado com um detalhe: um spoiler sobre "O Assassinato de Roger Ackroyd", que está na página 199.


A segunda parte de "O Mistério de Agatha Christie" reconstitui o momento em que a Agatha foi encontrada. Apesar de ser quase 100% especulativa, eu achei o desfecho para o mistério bem engenhoso. Eu já tinha uma opinião formada do que realmente poderia ter acontecido com a Agatha Christie nesse período tão conturbado de sua vida e mesmo assim, preciso concordar que é uma solução bem plausível, bem a cara da nossa Rainha.


Certeza absoluta sobre o que o aconteceu nesses fatídicos 11 dias, nós nunca teremos. Afinal, a Rainha do Crime tem seu próprio mistério, o maior de todos! Talvez, nem o grande Hercule Poirot seria capaz de desvendá-lo, heim?!🕵🏻‍♂️


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros






O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo