• Kelly Rossi

O Deserto dos Tártaros - resenha


Título Original - Il deserto dei tartari

Autor - Dino Buzzati

Nacionalidade - Italiano

Tradução - Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas

Editora - Nova Fronteira

Gênero - Novela

Páginas - 176

Ano - 2020

ISBN - 9786556401287

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐💘


Sinopse - "O deserto dos tártaros é a obra-prima de Dino Buzzati. Publicado originalmente em 1940, o livro marcou a consagração do autor entre os grandes nomes da literatura italiana e foi eleito pela crítica especializada um dos melhores livros do século XX. A obra narra a história do jovem tenente Giovanni Drogo, que recebe com alegria uma missão no forte Bastiani ― para ele, a primeira etapa de uma carreira gloriosa. Embora não pretendesse ficar por muito tempo, o oficial de repente se dá conta de que os anos se passaram enquanto, quase sem perceber, ele e seus companheiros alimentavam a expectativa de uma invasão estrangeira que nunca acontece. A espera pelo inimigo transforma-se na espera por uma razão de viver, na renúncia da juventude e na mistura de fantasia e realidade."


🌵"Já pairava na sala o sentimento da noite, quando os medos saem das decrépitas paredes e a infelicidade se torna suave, quando a alma bate orgulhosa, as asas sobre a humanidade adormecida."


"O Deserto dos Tártaros é sublime. A prosa é sofisticada, elegante e bela. Uma obra carregada de melancolia poética que toca profundamente.


🌵 "Quanto tempo à frente! Muito longo parecia-lhe até mesmo um único ano, e os anos bons apenas haviam começado; pareciam formar uma série muito longa, da qual era impossível perceber o fim, um tesouro ainda intacto e tão grande, capaz até de enjoar."


O protagonista, Giovanni Drogo, era um jovem oficial ambicioso que partiu para seu primeiro posto, Forte Bastiani, uma antiga fortaleza na fronteira italiana. O forte tinha vista para a planície dos Tártaros - nome recebido devido a crença de uma invasão tártara. O forte era muito importante, mas na época em que se passa a história, ele já era considerado obsoleto. No entanto, os oficiais e soldados acreditavam que eles tinham um papel muito importante a desempenhar nesse antigo forte. Tinham fé que algum dia a invasão aconteceria e, assim mostrariam seu poder para serem brilhantemente reconhecidos. A constante espera pelo inimigo, mais ilusório do que outra coisa, era, na verdade, um pretexto para dar algum significado à vida. Anos se passaram e nada acontecia... não existia nenhum inimigo marchando pela planície. A solidão gélida passou a se infiltrar nas rachaduras do forte e tomar conta dos homens.


🌵"Talvez tudo seja assim: acreditamos que ao redor haja criaturas semelhantes a nós e, ao contrário, só há gelo, pedras que falam uma língua estrangeira; preparamo-nos para cumprimentar o amigo, mas o braço recai inerte, o sorriso se apaga, porque percebemos que estamos completamente sós."


Fiquei impressionada com a escrita potente e descritiva do autor, especialmente dos sentimentos humanos latentes por toda obra. O tempo corrói constantemente a beleza do forte e junto com ele a confiança e determinação dos homens.


🌵 "O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. "Pare, pare!", se desejaria gritar, mas vê-se que é inútil. Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens; e não adianta agarrar-se às pedras, resistir no topo de algum escolho, os dedos cansados se abrem, os braços se afrouxam, inertes, acaba-se arrastado pelo rio, que parece lento, mas não para nunca."


O tempo é implacavél e Buzzati expressa essa sensação de forma magnífica. O livro é curtinho e os capítulos são pequenos, mas todos, sem exceção, carregam uma potência infinita que mexem profundamente com nossos sentimentos. Alguns capítulos me devastaram e terminei a leitura com lágrimas nos olhos. Triste, emocionante, humano e reflexivo; um clássico para a eternidade!


🌵 "No fim, cabe-nos sempre aquilo que merecemos."



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💘



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo