top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Crepúsculo e a Aurora - resenha


Título Original - The evening and the morning

Autor - Ken Follett

Nacionalidade - Britânico

Tradução - Fernanda Abreu

Editora - Arqueiro

Ano - 2020

Páginas - 704

ISBN - 9786555650181

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Em 997 d.C., a Inglaterra enfrenta ataques dos galeses de um lado e dos vikings do outro. Os homens que estão no poder fazem justiça de acordo com os próprios interesses, ignorando o povo e muitas vezes desafiando o próprio rei. Na falta de uma legislação clara, o caos reina absoluto.

Nesse cenário de selvageria, a vida de três jovens se entrelaça de maneira brutal. Um construtor de barcos vê sua terra ser dilacerada pelos vikings e é forçado a se mudar com a família para um povoado inóspito.

Uma nobre normanda desafia os pais para se casar com o homem que ama e, assim que chega à Inglaterra, se vê envolvida em uma constante e violenta disputa pela autoridade em que qualquer passo em falso pode ser catastrófico.

Um monge sonha em transformar sua humilde abadia em um centro de estudos conhecido na Europa inteira.

Todos eles lutam por um mundo mais justo, próspero e livre. E todos cruzam o caminho de um bispo inteligente e cruel que vai fazer o que for preciso para aumentar sua influência e sua fortuna.

Com uma trama elaborada que une um extenso trabalho de pesquisa histórica a uma criatividade extraordinária, O crepúsculo e a aurora é um presente tanto para os leitores veteranos de Ken Follett quanto para quem deseja conhecê-lo."


Mais um Follett repleto de páginas envolventes e empolgantes. Quando você já leu outros livros do autor, a história em si e os vários personagens começam a se tornar bastante reconhecíveis - todos os livros de Kingsbridge têm aproximadamente a mesma estrutura e o mesmo tipo de enredo. Mas como a visão aborda uma época diferente, é um entretenimento muito bom e interessante.


As primeiras páginas de "O Crepúsculo e a Aurora" se passam em 997 DC. Para entender quais eram as regras, as leis, o que o povo da Inglaterra vivia naquela época, Follett começa com descrições minusciosas para o leitor se sentir ambientado com a atmosfera de tudo que irá vivenciar junto com as personagens. A Inglaterra daquela época sofria fortes ataques dos galases e dos vikings, os temidos vikings que eram incomparáveis ​​em crueldade. Apesar de aparecerem logo no início da narrativa desempenhando um papel bem importante no enredo, em todo o restante do livro, os vikings ficam apenas como pano de fundo. Isso me frustrou um pouco, eu estava esperando mais contato, mais presença dos receados vikings. Tirando esse detalhe, ler Follett é muito gostoso para mim, seu estilo de escrita está dentro da minha zona de conforto.


Existem muitos tópicos na história, mas eles se encaixam perfeitamente. É inesperadamente interessante ler sobre a construção e desenvolvimento dos locais onde a história se passa. A própria Travessia de Dreng é um lugar fictício, mas como é central para livros posteriores, é especial e emocionante ler sobre ele. Muitos dos outros lugares são reais, e houve algumas pesquisas no Google durante a leitura (amo quando a leitura me possibilita essa busca externa por informações).


O olhar dos principais acontecimentos desse novelão criado pelo Follett é cheio de dor, desafios, injustiças e decepções. As lutas pelo poder entre nobres e santos, amores proibidos, casamentos planejados, comportamentos brutais nas batalhas ou com os mais fracos, cujas descrições Follet realmente não poupa... Esse livro não deixa o leitor entediado nem por um minuto. Já imaginamos como a história vai acabar, o fim dos mocinhos e dos vilões, mas não sabemos como tudo vai acontecer e é isso que nos prende, passamos raiva, torcemos e vibramos até a última linha. Adorei ter começado o ano com Follett e continuo animada para me aventurar em outra de suas histórias.


Atenção para os alertas de gatilhos para estupro e violência. Algumas cenas são bem gráficas e precisam de estômago forte.


Já leu algo do autor? Tem curiosidade?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚✨


Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros


O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.



74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page