top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Último Romance de Proust - resenha


Autor - Cláudio Aguiar

Nacionalidade - Brasileiro

Editora - Ibis Libris

Gênero - Romance

Páginas - 276

Ano - 2022

ISBN - 9786589331605

Classificação - 3,5 ⭐


Sinopse - "Em 1972, cinquenta anos depois da morte de Marcel Proust (1871-1922), em Paris, Pierre Cambronne, ex-oficial do exército francês, foi contratado por um contrabandista e falsificador de obras de artes para buscar e recuperar, a qualquer custo, originais pertencentes ao escritor francês, então, supostamente em poder do professor de latim Danilo Morais, residente em Olinda, cidade colonial brasileira. Esses manuscritos foram trazidos ao Brasil, meses antes da morte de Proust, por seu último amante e secretário, Henri Rochat, a quem Proust, já doente dos pulmões, sem condições de escrever, ditou os três últimos volumes de Em busca do tempo perdido: A Prisioneira, A Fugitiva e O Tempo Recuperado. Rochat também teria levado consigo outros manuscritos inéditos e dados como “perdidos” até hoje.

Juntamente com mais dois colaboradores – François Ponds e Lídice Maria –, Cambrone chega à Olinda em pleno Carnaval de 1972, desencadeando, imediatamente, durante os dias da festa momesca, a desesperada busca destinada a retomar os manuscritos. Toda a ação se passa entre o sábado gordo e a quarta-feira de Cinzas, em meio aos desfiles de troças, blocos e curiosos figurantes que anualmente percorrem as ladeiras daquela cidade colonial."



🎭 Carnaval com Proust?



É isso mesmo, com uma ambientação perfeita, a história de "O último romance de Proust" se passa entre a sexta de Carnaval e a quarta-feira de Cinzas. Perfeito com esse nosso feriado, não é mesmo? Mas sabe o que é melhor? O cenário dessa festa de Carnaval é em Olinda, no estado de Pernambuco. Eu não conheço a cidade, mas essa leitura fez com que eu me sentisse lá, o calor humano se misturando com a brisa do mar. Uma descrição poética e nada cansativa que se entrelaçou ao enredo da obra.


Que por sinal tem uma excelente escrita, muita ação e boas reviravoltas. O Romance narra a procura dos manuscritos perdidos do famoso romancista francês, Marcel Proust. O grupo que tem o propósito de encontrar os manuscritos é formado por contrabandistas e falsificadores de arte. Toda a aventura se passa durante o carnaval de 1972.



Mas você que passou os últimos dias na folia ou acompanhando essa festa colorida pela tv, já consegue imaginar que não seria tão fácil encontrar esses originais em meio aos desfiles dos blocos carnavalescos. Além de ser uma procura com resultado positivo quase impossível, nossos protagonistas vão se deparar com pistas falsas, sequestro e muitos problemas pelo caminho. O que faz com que "O último romance de Proust se aproxime bastante do subgênero noir - onde protagonistas são pessoas normais, que de repente se envolvem no meio de um crime, um mistério ou sendo perseguidas por alguém com intenções sombrias.


Se você tem familiaridade com a obra de Marcel Proust, vai conseguir perceber algumas referências ao longo das páginas. Uma leitura rápida que me fez viajar pelas tradicionais ruas de Olinda. Eu senti falta de um desfecho mais amarrado, sabe aquela sensação de que faltou alguma coisa? Então... fora isso o livro cumpre muito bem seu papel de entreter e prestar uma homenagem ao grande Proust, relacionando suas obras com o Brasil, mesmo que apenas de forma fictícia.


🎭"Ao pensar na palavra destino, tornou a duvidar da ideia de que todas as coisas são guiadas por um inarredável fatalismo. O destino, pensava, não é o que ocorreu antes, mas o que no acontece agora, enquanto respiramos e pensamos."


Mas agora eu quero saber de vocês: já leram algum livro ambientado no Carnaval?


Como estão aproveitando o feriado? Muita folia ou vocês são do bloquinho da leitura, do descanso e dos streamings?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!💘


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros





O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page