• Kelly Rossi

Violeta - resenha


Título Original - Violeta

Autora - Isabel Allende

Nacionalidade - Peruana

Tradução - Ivone Benedetti

Editora - Bertrand Brasil

Gênero - Romance Histórico

Páginas - 322

Ano - 2022

ISBN - 9786558380771

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐❤


Sinopse - "Violeta, primeira menina de uma família de cinco irmãos turbulentos, vem ao mundo num dia tempestuoso de 1920. Desde o início sua vida será marcada por acontecimentos extraordinários, pois ainda são sentidas as ondas expansivas da Grande Guerra quando a gripe espanhola chega às fronteiras de seu país sul-americano, quase no exato momento de seu nascimento.

Graças à clarividência do patriarca, a família sairá incólume dessa crise para tropeçar em outra, quando a Grande Depressão altera a elegante vida urbana que Violeta conheceu até então. Eles perderão tudo e serão obrigados a migrar para uma região selvagem e remota do país. Lá Violeta atingirá a maioridade e terá seu primeiro pretendente...

Numa longa carta dirigida a uma pessoa amada acima de todas as outras, Violeta rememora devastadoras decepções amorosas e romances apaixonados, momentos de pobreza e de prosperidade, perdas terríveis e imensas alegrias. Sua vida será moldada por alguns dos grandes acontecimentos da história: a luta pelos direitos da mulher, o auge e a queda de tiranos e, em última análise, não uma, mas duas pandemias."




🌼 "NÃO HÁ VIDA SEM MORTE."


"Violeta" marca os quarenta anos da vida literária de Isabel Allende. Um romance histórico narrado pela protagonista que dá nome ao livro, Violeta, nascida em 1920, conduz o leitor por 100 anos de história de uma mulher decidida e forte que poeticamente nasce em uma pandemia - da gripe espanhola - e morre em outra pandemia - do covid.


Violeta está inserida no berço de uma família católica e patriarcal, mas acontecimentos externos moldam e afrouxam suas amarras, despertando uma Violeta resistente e determinada. Aliás, todas as personagens desse livro são fabulosas. Uma perfeição factual que em certos momentos é difícil acreditar que é apenas uma ficção.


🌼 "CARINHO É COISA QUE SE CULTIVA, É PRECISO IRRIGÁ-LO COMO A UMA PLANTA."


Talvez essa veracidade venha das inspirações da própria vida da autora. Apesar de parecer, não foi a pandemia do Covid que influenciou Allende nessa história. Conforme declarou em uma entrevista, ela iniciou a escrita em janeiro de 2020 e sua real motivação foi o falecimento de sua mãe. Outro aspecto bem marcante da vida da autora nessa obra, é a personagem Nieves, que foi inspirada em sua filha, Jennifer.


🌼 "A MORTE É UM UMBRAL RUMO A OUTRA FORMA DE EXISTÊNCIA. A ALMA TRANSCENDE."


Enquanto estava lendo, eu procurei por características que me confirmassem onde a história se passava, mas é impossível determinar. O país é genérico, se parece muito com o Chile, o Peru, mas também pode ser o Uruguai ou qualquer outro país sul-americano. Eu achei essa técnica de escrita muito genial, a autora acaba ficando mais livre para elaborar acontecimentos sem se preocupar com datas exatas. Gostei bastante.


🌼 "TODAS AS VIDAS SÃO BANAIS E TODOS SOMOS MEDÍOCRES DEPENDENDO DA PESSOA COM QUEM NOS COMPARAMOS."


Não quero falar muita coisa sobre a narrativa do livro em si, porque é uma experiência maravilhosa, conhecer Violeta e todas as personagens incríveis desse livro pelas palavras dessa contadora de histórias estupenda que é a Isabel Allende.


🌼 "A VIAGEM DA VIDA É FEITA DE LONGOS TRECHOS TEDIOSOS, PASSO A PASSO, DIA A DIA, SEM QUE ACONTEÇA NADA DE IMPACTANTE, MAS A MEMÓRIA É FEITA DE ACONTECIMENTOS INESPERADOS QUE MARCAM O TRAJETO."


A parte histórica do livro é impecável e uma delícia de ler. As analogias que podemos fazer com o hoje são impressionantes. Se eu tivesse que resumir "Violeta", diria que, além de um privilégio de inspiração, é um clamor contra a violência, a ditadura e o ódio.


Eu amei essa leitura e recomendo muito!


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚❤


🌼 "A EXPERIÊNCIA PERFEITA É FAZER AMOR AMANDO."



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo