• Kelly Rossi

Uma Mulher Extraordinária - resenha

A PARTEIRA QUE CONSTRUIU UM HOSPITAL E MUDOU O MUNDO


Título Original - A woman of firsts: the true history of midwife who built a hospitaland changed the world

Autoras - Edna Adan Ismail e Wendy Holden

Nacionalidade - Somali e Britânica

Tradução - Cláudio Carina

Editora - Globo Livros

Gênero - Biografia

Páginas - 304

Ano - 2021

ISBN - 9786586047493

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Edna Adan Ismail foi a primeira somali a se formar em uma universidade do Reino Unido. Foi a primeira mulher a dirigir em seu país. Salvou milhares de pessoas da guerra que devastou a Somalilândia, onde nasceu. Foi a primeira ministra das Relações Exteriores de uma nação africana. Tornou-se uma das vozes mais ativas da Organização Mundial da Saúde. Construiu com suas próprias mãos um hospital que hoje é referância em saúde feminina e em partos humanizados.

O que motivou todos esses feitos, porém, foi uma tragédia. Ainda criança, de acordo com as tradições religiosas de sua família, Edna sofreu uma mutilação genital com o consentimento de sua mãe. Essa violência mudou sua vida para sempre e a fez prometer lutar com todas as forças para que mais nenhuma menina passasse por aquilo. Mais do que conseguir abolir essa prática bárbara em boa parte da África, Edna transformou a vida de milhares de meninas e mulheres, mostrando que, por mais difíceis que sejam os obstáculos, é possível mudar o mundo."



🌸"EU PODERIA TER SIDO DUAS VEZES MILIONÁRIA COM MEU HISTÓRICO E MINHAS LIGAÇÕES, MAS NUNCA RECEBI UM SALÁRIO DO HOSPITAL, USEI TODAS AS MINHAS ECONOMIAS E PROVAVELMENTE VOU MORRER TÃO POBRE QUANTO MEU PAI. MESMO ASSIM, SOU A MULHER MAIS RICA DO MUNDO. MEÇO MINHA RIQUEZA NÃO EM DINHEIRO OU EM CAMELOS, MAS NAS VIDAS QUE TROUXE A ESTE MUNDO E AS QUE SALVEI. CONSTRUIR O HOSPITAL FOI MINHA MANEIRA DE ME CURAR DEPOIS DE TANTAS TRISTEZAS. MANTÊ-LO FUNCIONANDO É ESCOLHA MINHA POR QUE PESSOAS ESCALAM O MONTE EVEREST? PORQUE PRECISAM FAZER ISSO. O HOSPITAL É O MEU MONTE EVEREST."


Essas são palavras da Edna Adan Ismail. Mais do que fazer partos e curar pessoas, ela transformou e ainda transforma milhares de vidas.


Que livro, voadores! Que história forte, marcante e necessária. Edna foi a primeira pessoa a quebrar o tabu e falar abertamente sobre a MGF (mutilação genital feminina).


Acompanhar as lembranças da Edna ao narrar sua própria vivência com a MGF é chocante. São trechos fortíssimos que causam dor, repulsa e indignação.


🌸"MAIS DE SETE DÉCADAS DEPOIS EU AINDA ME LEMBRO DA DOR E REVIVO ESSE MOMENTO TODA VEZ QUE PENSO A RESPEITO. SENTI A FACA CORTANDO A CARNE SENSÍVEL DAS MINHAS PARTES ÍNTIMAS E A VISCOSIDADE DO MEU SANGUE ENQUANTO EU GRITAVA E ME DEBATIA. MINHA MÃE E MINHA AVÓ FICARAM VENDO MINHA PROVAÇÃO, MAS NENHUMA DELAS VEIO EM MEU SOCORRO. FICARAM ALI PARADAS, ULULANDO ALEGREMENTE AO TESTEMUNHAR O QUE CHAMAMOS DE MGF, MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA - UMA CIRCUNCISÃO BÁRBARA E RITUALÍSTICA MUITO MAIS COMUM QUE VACINAÇÃO NO MEU PAÍS -, CRIADA PARA FUNCIONAR COMO UM CINTO DE CASTIDADE DE PELE HUMANA ATÉ A NOITE DO MEU CASAMENTO."


🌸"COMO UMA CRIANÇA DE OITO ANOS, EU NÃO CONSEGUIA ENTENDER.

COMO UMA MULHER COM MAIS DE OITENTA ANOS, AINDA NÃO CONSIGO ACEITAR."


🌸"ESSE TRAUMA DA MUTILAÇÃO PRECISA PARAR. TODAS AS MULHERES SOMALIS PRECISAM VIVER COM ESSA LEMBRANÇA E TAMBÉM COM SUAS CONSEQUÊNCIAS FÍSICAS. ISSO FICA COM VOCÊ PELA VIDA TODA."


🌸"NÃO SE TRATA DE UMA OBRIGAÇÃO RELIGIOSA EXIGIDA POR QUALQUER FÉ, MAS BASICAMENTE UMA TRADIÇÃO CULTURAL DE UMA ÉPOCA EM QUE AS PESSOAS ACREDITAVAM EM DEUSES DOS RIOS."


🌸"NÃO DEPENDE DA RELIGIÃO, POIS ACONTECE COM TODAS AS MENINAS, SEJAM CRISTÃS, MUÇULMANAS OU PAGÃS. HÁ POUCA CHANCE DE ESCAPAR."


🌸"A PORCENTAGEM DE MULHERES AFETADAS AINDA É MUITO ALTA, MAS SEGUNDO AS ÚLTIMAS ESTIMATIVAS OBTIDAS EM UM ESTUDO QUE REALIZAMOS NO HOSPITAL-ESCOLA EDNA ADAN, PELO MENOS UM QUARTO DA NOSSA POPULAÇÃO FEMININA FOI POUPADO (esse estudo pode ser acessado na íntegra no site do hospital: www.ednahospital.org)


Esses são alguns trechos do livro que acredito que expressam bem o tema da MGF. Mas "Uma Mulher Extraordinária" não é apenas sobre isso, ele conta a história de vida incrível dessa lutadora, uma mulher forte e revolucionária que soube aproveitar a dádiva da educação e ainda dedica toda sua energia para proporcionar oportunidades a outras meninas e mulheres.


"Uma Mulher Extraordinária" é o segundo livro escrito e organizado pela biógrafa Wendy Holden que eu leio. O primeiro foi "Cem Milagres", que também é sofrido e incrível. Já quero conhecer todos os trabalhos dessa mulher.


Espero ter despertado a curiosidade de vocês para essa leitura tão necessária. E caso você ainda não se sinta preparade para esse livro, recomendo que entre no site do hospital da Edna para conhecer um pouco mais sobre o trabalho que ela faz e que realmente muda o mundo.



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚🧡


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo