• Kelly Rossi

Terra Alta - resenha


Autor - Javier Cercas

Nacionalidade - Espanhol

Tradução - Mariana Marcoantonio

Editora - Tusquets

Gênero - Romance Policial

Páginas - 304

Ano - 2021

ISBN - 9786555354553

Classificação - 4,5⭐


Sinopse - "Um terrível crime assola a pacífica comarca da Terra Alta: os proprietários da maior empresa da região, a gráfica Adell, aparecem assassinados, e seus corpos indicam que foram vítimas de longas e atrozes torturas.

O jovem policial Melchor Marín é o encarregado local pelas investigações. Vindo de Barcelona para a Terra Alta há quatro anos, Melchor esconde um passado sombrio, graças ao qual se tornou uma lenda entre seus colegas de corporação."

Mas a Terra Alta mostrou-se algo além de um refúgio: Melchor se apaixona pela bibliotecária da vila e, com ela, tem uma filha chamada Cosette - como a de Jean Valjean, o protagonista de seu romance favorito, Os Miseráveis."


"ODIAR ALGUÉM É COMO TOMAR UM COPO DE VENENO ACREDITANDO QUE, ASSIM, VAI MATAR QUEM ODEIA."


Sabe quando o livro conversa intimamente com você? Então... foi isso que "Terra Alta" fez comigo. Várias passagens me tocaram diretamente, ao ponto de parecer que o livro foi escrito só para mim, já tava me achando haha...


Na minha cabeça, eu só iria ler mais um thriller vivaz, então essa sensação profunda e intrínseca foi uma grata surpresa.


Acredito que esse sentimento forte de conexão, que me fez devorar a leitura, se deu pelo fato do protagonista amar o livro "Os Miseráveis", que também é meu livro favorito da vida.


"EU FALEI QUE NÃO EXISTE NENHUM ROMANCE COMO 'OS MISERÁVEIS' [...] NA VERDADE, NÃO EXISTEM DOIS ROMANCES IGUAIS NEM DUAS PESSOAS QUE TENHAM LIDO O MESMO ROMANCE. NEM SEQUER 'OS MISERÁVEIS' É IGUAL A 'OS MISERÁVEIS'."


Terra Alta é uma comarca da Catalunha, fica próxima a Barcelona. E é nesse local que a história se passa. Os proprietários da maior empresa da região são torturados e assassinados. Esse crime brutal choca os moradores dessa pacata região.

Melchor Marín, um policial vindo de Barcelona há quatro anos, considerado uma lenda por seus companheiros de de profissião, fica encarregado de investigar e solucionar o caso.


Enquanto o mistério é desvendando, também vamos descobrindo, cada vez mais, sobre o passado de Melchor. Seu envolvimento com o caso acaba sendo maior do que ele esperava e, sem querer, sua vida muda completamente.


Melchor é casado com uma bibliotecária, com quem tem uma filhinha chamada Cosette (mesmo nome de uma das personagens de "Os Miseráveis").

Os capítulos que mostram o passado de Melchor, como ele conheceu sua esposa, Olga, e todas as conversas dos dois sobre livros, foram os meus preferidos.


Para mim, a busca existencial do Melchor é o foco principal desse livro. Existe a investigação, mas ela está ali mais para amparar toda a reflexão de valores, de leis, de justiça e de vingaça.


"TERMINOU O ROMANCE COMOVIDO, COM A CERTEZA DE QUE JÁ NÃO ERA A MESMA PESSOA QUE ERA QUANDO O COMEÇARA E DE QUE NUNCA VOLTARIA A SER."


"Terra Alta" mostra o poder que o livro tem em mudar a vida de uma pessoa. Enquanto analisa e reflete sobre "Os Miseráveis", Melchor evolui e percorre seu caminho de autodescoberta.


Se você, assim como eu, ama "Os Miseráveis", também vai gostar e aproveitar bastante essa leitura.


"METADE DE UM LIVRO É OBRA DO ESCRITOR, OUTRA METADE, DO LEITOR."




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo