• Kelly Rossi

Poirot Perde uma Cliente - resenha


Título Original - Dumb Witness

Autora - Agatha Christie

Tradução - Archibaldo Figueira

Editora - Harper Collins

Gênero - Romance Policial

Páginas - 256

Ano - 2017

ISBN - 9788595080027

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Se a morte de Emily Arundell não surpreendeu ninguém - afinal, era já uma mulher bem idosa e sua saúde não era das melhores -, o mesmo não se podia dizer de seu testamento.

Após sobreviver ao que acreditava ser uma tentativa de assassinato, a srta. Arundell alterou os beneficiários da herança e escreveu para Hercule Poirot em busca de auxílio e proteção.

Quando a carta enfim chega às mãos do detetive belga, já é tarde demais. Agora, caberá a Poirot e a seu fiel companheiro Hastings determinar se os incidentes não passaram de infelizes eventos isolados ou se, na verdade, faziam parte de um mesmo plano sinistro."


🐶"Não sabe avaliar a capacidade de resistência das pessoas idosas. Os moços é que costumam morrer, por não se apegarem à vida. Aponte-me alguém de mais de setenta anos que não seja um lutador, que não tenha vontade de viver!"


Ele está de volta! Capitão Hastings, o fiel amigo do detetive Hercule Poirot. Ahhh... como eu adoro esse personagem! Hastings também é nosso narrador a partir do capítulo 5, e sem dúvida, essa história não seria nada sem sua narração incrível, e já digo o porquê.


Mas antes, vou contar um pouquinho sobre a história.


Emily, uma senhora já idosa e adoentada, escreve para Hercule Poirot acreditando ter sido vítima de uma tentativa de assassinato. No entanto, sua família acredita que ela realmente caiu na escada por acidente, depois de tropeçar em uma bola deixada por seu cachorro, Bob. Quando Poirot recebe a carta, ele descobre que ela já tinha morrido em consequência de problemas no fígado.

Procurando investigar a crença da senhorita Emily de que alguém queria assassiná-la, Poirot, acompanhado pelo capitão Hastings, descobre que depois do incidente com a bola de Bob, Emily alterou seu testamento e deixou toda a família de fora de sua grande herança. Muito desconfiado, Poirot passa a investigar todos os parentes de sua cliente falecida.


🐶"A estupidez, ou mesmo a idiotice, pode andar de mãos dadas com a astúcia."


A trama parece simples e fácil de ser desvendada, mas só parece haha... as pistas vão se revelando aos pouquinhos e enquanto as peças se encaixam, nós leitores, nos deliciamos com a preciosa narração desse livro. Eu disse que ia contar e chegou a hora: Hastings dá voz aos pensamentos do cachorro Bob, e vocês não fazem ideia de como a história ganha vida e fica divertida.


É ainda mais legal saber que o Bob foi inspirado no Peter, cachorro da própria Agatha. A dedicatória do livro é para ele: 🥰 "Ao querido Peter, o mais leal dos amigos e a mais querida das companhias, um cão em mil."


Esse é o 34º livro da autora que eu leio, e ela continua me surpreendendo. 💘


"Poirot perde uma cliente" foi publicado pela primeira vez em 1937. Foi baseado em um conto intitulado "O Incidente da Bola de Cachorro". Por muitos anos, esse conto ficou guardado com outros papéis de Agatha Christie e só foi publicado postumamente em 2009 por John Curran.


🐶"A estupidez, ou mesmo a idiotice, pode andar de mãos dadas com a astúcia."


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💘



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros






O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo