top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

O Misterioso Caso de Styles - resenha



Autora - Agatha Christie

Editora - L&PM Editores

Gênero - Romance Policial

Páginas - 644

Volume - 1

Ano - 2023

ISBN - 9786556660417

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐

 

Sinopse – “Assim como Sherlock Holmes tem o dr. Watson, o detetive Hercule Poirot tem o capitão Hastings, velho amigo dos tempos da Bélgica que o acompanha em várias aventuras. Arthur Hastings, um típico cavalheiro inglês, não muito criativo nem espirituoso, mas dono de uma ótima memória e cheio de escrúpulos, é das companhias preferidas do detetive – talvez porque sua pouca astúcia permita a Poirot brilhar e saciar o próprio ego.

A parceria duraria desde a aparição inicial de ambos, em O misterioso caso de Styles, de 1921, primeiríssimo romance de Agatha Christie, até o derradeiro título com o detetive belga, em Cai o pano, de 1975. Hastings não apenas é o narrador a imortalizar vários casos desvendados por Poirot, como também lhe dá uma mãozinha com sua habilidade física quando é preciso subjugar um criminoso. Aqui o leitor se divertirá não apenas com a solução de vários mistérios, mas também com a bem-humorada relação entre dois companheiros tão diferentes quanto complementares."

 

"Poirot e parcerias célebres com Capitão Hastings" é uma coletânea dos 4 primeiros romances policiais da autora que tem a dupla imbatível Poirot e Hastings.


E o primeiro livro desse volume é "O Misterioso Caso de Styles". Primeiro livro da Agatha Christie que foi escrito em 1916 e após várias recusas, foi aceito e publicado em 1920. Sua escrita clara, direta e instigante ganhou o público logo de cara. Elogios como “um dos melhores livros de estreia jamais escritos” foram recebidos aos montes.


🔎"A imaginação é boa criada, porém má conselheira. A explicação mais simples é sempre a mais provável.”


A trama é narrada pelo capitão Hastings que está de visita na casa de campo em Styles quando uma tragédia acontece. Após a morte da matriarca, Mrs. Inglethorp, por suspeita de envenamento, Hasting convida seu amigo e detetive belga, Hercule Poirot, para ajudar na investigação do caso. Apesar de poucos suspeitos é muito difícil conseguir ter certeza de quem é o possível assassino.



A personalidade exuberante e metódica de Poirot associada às tentativas de auxílio do Hastings deixa a história muito interessante com um toque irônico. Eu como leitora, em muitas partes da investigação me sentia tão perdida quanto o Hastings. 😅


O modo como a Agatha dá importância a todos as personagens em momentos oportunos, fazendo o leitor suspeitar de cada um por motivos diferentes, aguça demais a nossa curiosidade.


Se você procura uma história com personagens bem caracterizados, uma trama totalmente instigante onde TODOS são suspeitos e um final de cair o queixo, esse é o livro! Mas lembrem-se: prestem atenção em todas as pistas e se chegarem no final pensando: “nossa, como deixei isso passar?!” a culpa não será minha.🤭


Essa foi a primeira leitura para o desafio #ReadChristie2024 que este ano tem como tema: "Agatha Christie: através das décadas".



O desafio inicia na década de 1920 com esse livro que foi fruto de uma aposta com a irmã da Agatha Christie. Isso mesmo, a irmã apostou que a Agatha não conseguiria escrever uma história policial satisfatória. Bom, eu convido vocês para lerem também e descobrirem quem ganhou essa aposta.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! ❤🧙🏻‍♀️



Consulte as recompensas e colabore financeiramente com o blog: apoia.se/voandocomlivros


O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.


 


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page