• Kelly Rossi

O Detetive Parker Pyne - resenha



Título Original - Parker Pyne Investigates

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Carmen Ballot

Editora - Harper Collins Brasil

Gênero - Contos

Páginas - 192

Ano - 2021

ISBN - 9786555111446

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "O jornal The Times anuncia: "Você é feliz? Se não for, consulte o sr. Parker Pyne." Se quiser uma nova identidade ou estiver preocupado com um filho ou com um casamento vindouro, Pyne pode ajudar. Seus clientes são variadíssimos: um ladrão, uma esposa de classe média, um soldado aposentado e até mesmo operários fabris. Utilizando seus anos de experiência no trabalho com estatísticas, ele é capaz de encontrar a solução de qualquer problema.

Um dos detetives particulares mais improváveis da Rainha do Crime, o sr. Parker Pyne arma-se apenas com sua sabedoria intuitiva sobre a natureza humana. Com doze histórias repletas das mais variadas aventuras, O detetive Parker Pyne explicita a proeza do investigador que, seja na Inglaterra ou viajando ao redor do mundo, continua comprometido com a sua especialidade: a felicidade de seus clientes."


🗞 Um anúncio curioso estampava o jornal The Times: "VOCÊ É FELIZ? SE NÃO FOR, CONSULTE O SR. PARKER PYNE." Até parece propaganda de cartomante picareta, mas não. Parker Pyne é um detetive dos problemas do coração e seu principal lema é fazer as pessoas felizes.


🕵🏻‍♂️ Um detetive nada tradicional, Parker Pyne é aposentado como funcionário do governo. Seu antigo trabalho com estatísticas acabou lhe proporcionando um amplo conhecimento para solucionar os mais variados casos.


◽A Agatha Christie trabalha muito a natureza humana em seus detetives, aqui, com Parker Payne, essa visão se amplifica. Além dos crimes, o método funciona em problemas pessoais, conjugais, entre outros. Como podemos observar nos contos:

  • O Caso da Esposa de Meia-idade

  • O Caso do Soldado Insatisfeito

  • O Caso do Marido Desgostoso

  • O Caso do empregado de Escritório

  • O Caso da Milionária


Mas nesse livro também temos casos mais tradicionais da Rainha Christie, que envolvem crimes, roubos de joias e até assassinatos. São eles:

  • O Caso da Senhora Angustiada

  • Você tem tudo o que quer?

  • O Portão de Bagdá

  • A Casa em Shiraz

  • Uma Pérola Valiosa

  • Morte no Nilo

  • Oráculos em Delfos


Independente do foco do conto, é muito interessante e envolvente acompanhar o desenrolar do comportamento humano para diversas ocasiões.


Outro ponto relevante desse livro, é o primeiro contato com as personagens Ariadne Oliver e a secretária Felicity Lemon. As duas também terão relação de trabalho com o detetive Hercule Poirot em obras futuras.


A Agatha Christie continua inovando em suas histórias. Esse é mais um livro rápido, divertido e gostoso de ler.


Apesar de ter achado o sr. Parker Pyne bem sem sal nos primeiros contos, ele se supera nos últimos. E seu comprometimento com a felicidade de seus clientes, até mesmo em suas férias, acabou me conquistando. Recomendo muito para leitores que já conhecem a escrita da Agatha.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💖



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros








O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo