top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

Notre-Dame: A história de uma catedral - resenha


Título Original - Notre-Dame

Nacionalidade - Britânico

Tradução - Bruno Fiuza e Roberta Clapp

Editora - Arqueiro

Gênero - Não ficção

Páginas - 112

Ano - 2020

ISBN - 9788530601515

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Em Notre-Dame, Ken Follett reflete sobre o papel que a catedral desempenhou ao longo do tempo e revela a influência que ela exerceu tanto em outras catedrais ao redor do mundo quanto em um de seus mais conhecidos e adorados romances, Os Pilares da Terra.

Ele descreve, também, as emoções que sentiu ao saber do incêndio que quase destruiu uma das maiores catedrais do mundo:

“A magnífica Catedral de Notre-Dame de Paris, uma das maiores realizações da civilização europeia, estava em chamas. Aquela visão nos deixou estupefatos e profundamente perturbados. Fiquei à beira das lágrimas. Algo inestimável estava morrendo diante dos nossos olhos. Era uma sensação desconcertante, como se a terra estivesse tremendo.”


⛪"Não sou religioso, mas frequento a igreja mesmo assim. Amo a arquitetura, a música, os ensinamentos da Bíblia e a sensação de compartilhar algo profundo com outras pessoas."


Sabe quando bate aquela saudade da escrita de algum autor ou autora que você gosta?


Isso aconteceu comigo ontem e resolvi pegar esse pequeno livro para ler: "Notre-Dame: a história de uma catedral".



Fiquei feliz em ter escolhido esse livro especial para matar minha saudade. Follett escreveu em apenas 8 dias, e toda sua renda foi convertida em doação para La Fondation du Patrimoine com o intuito de ajudar na reconstrução da Notre-Dame, algo precioso que me fez estimar ainda mais o escritor.


〰 O ano é 2019, Follett está em sua casa no Reino Unido quando recebe a ligação de uma amiga que está em Paris. É assim que ele fica sabendo que a monumental Notre-Dame está ardendo em chamas.


Os jornalistas não entendiam como uma igreja de pedra era consumida pelo fogo tão rapidamente. Mas Follett sabia, ele mergulhou profundamente em pesquisas e estudos de arquitetura de catedrais góticas para escrever seu romance magnífico "Os Pilares da Terra" (1989), onde uma catedral medieval fictícia é construída. Seu amor pela Notre-Dame o levou imediatamente até Paris e consequentemente à criação desse livro.


"Notre-Dame" é uma leitura fascinante que conta a história de sua construção e das pessoas que a construíram. A catedral levou quase 100 anos para ficar pronta e melhorias continuaram sendo feitas ao longo do tempo.

Também temos aqui um capítulo inteiro dedicado ao autor Victor Hugo, que traz um breve resumo sobre sua vida e aponta a importância que o livro "O Corcunda de Notre-Dame" teve para a história da Catedral. É emocionante perceber a admiração que Follett tem pelo autor e por suas obras. Eu realmente amei esse capítulo.



O livro é curtinho , mas rico em informações e muito interessante. Apesar da tragédia, terminei a leitura com o coração quentinho sabendo que a reabertura da Catedral está prevista para 2024, e um dos meus autores favoritos contribuiu para esse feito. Essa leitura só aumentou minha vontade de conhecer a Notre-Dame. Espero ter essa oportunidade um dia. 💘


⛪"Eu acredito que o sucesso de um romance se mede pela intensidade com que toca o coração do leitor. E algo semelhante pode ser dito das obras de arte. Isso sem dúvida é verdade para as catedrais. Nossos encontros com elas são repletos de emoções. Quando as vemos, ficamos impressionados. Ao entrarmos nelas, somos arrebatados por sua graça e sua luz. Quando nos sentamos em silêncio, somos tomados por uma sensação de paz."



Grande beijo, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page