• Kelly Rossi

Napoleão: o homem por trás do mito - resenha 50%


Autor - Adam Zamoyski

Tradução - Rogério Galindo

Editora - Planeta

Seto - Crítica

Gênero - Biografia

Páginas - 784

Ano - 2020

ISBN - 9786555351545

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - " 'Que romance minha vida tem sido!' disse Napoleão sobre si mesmo Nascido em uma família pobre, aos 26 anos ele já era general do exército francês. Seduzido por uma mulher mais velha, seu casamento o transformou em um imbatível comandante militar. O Papa o coroou imperador dos franceses quando ele tinha apenas 35 anos. Em pouco tempo tornou-se o maior líder europeu de seu tempo, exercendo um poder sem paralelo na história. E sua queda não foi menos dramática.

Por tudo isso, Napoleão inspira visões apaixonantes e, muitas vezes conflitantes. Seria ele um gênio divino, um monstro megalomaníaco, um guerreiro compulsivo ou apenas um pequeno ditador desagradável? Como Adam Zamoyski nos apresenta nesta biografia, Napoleão era um homem bastante comum. É difícil chamar de gênio o general que comandou o pior (e autoinfligido) desastre da história militar e que destruiu sozinho o grande império que ele e outros lutaram para conquistar. Não é à toa que Napoleão tornou-se uma figura histórica ambígua.

Baseado em fontes primárias em várias línguas europeias, este livro examina como Napoleone Buonaparte, um menino da ilha da Córsega, transformou-se em Napoleão; como conquistou e como viria a ser derrotado. O mérito desse brilhante históriador é não condenar nem justificar seu personagem, mas oferecer elementos para que o leitor compreenda essa extraordinária trajetória."


💂🏻‍♂️QUEM FOI NAPOLEÃO BONAPARTE?


Nascido Napoleone Buonaparte, iniciou sua carreira militar aos nove anos. Desde novo tinha obsessão pela matemática, muita curiosidade pela geografia e pela história, e era apaixonado pela literatura. Antes de completar 28 anos já havia recebido todas as glórias possíveis. Já tinha tudo! Será?


É inegável que Napoleão tornou-se uma personalidade muito importante na História. Mas será que realmente podemos chamar de gênio tático o general que, sozinho, comandou a destruição do grande império que ele mesmo e outros conquistaram?


Eu não tenho uma visão apaixonada de Napoleão, se ele foi ou não uma boa pessoa, não interessa muito. Essa biografia não tem o intuito de justificar ou condenar seus feitos, apenas apresentar sua vida para os leitores que tenham curiosidade em conhecer um pouco mais dessa trajetória memorável.


Essa edição está impecável: lindíssima visualmente, trabalho impecável do biógrafo, e excelente tradução. Zamoyski tem um estilo de escrita apurado e envolvente. As mesclas com a vida pessoal e as batalhas deixam a leitura muito prazerosa. A linearidade com que a história é contada, também me agrada bastante, tornando tudo muito gráfico e imaginativo. Todos os mapas que acompanham a obra facilitam ainda mais na orientação durante a leitura.


"Napoleão: o homem por trás do mito", como o próprio título já diz, discorre sobre a vida do maior líder europeu de seu tempo. Fala sobre sua infância, sua adolescência, sobre seus amores, seus medos, suas ambições, suas lutas, suas vitórias e suas derrotas.


Eu ainda não terminei o livro, mas já deixo aqui minha recomendação para todos que se interessam por assuntos históricos ou para aqueles que amam uma excelente biografia.


Voltarei em breve para falar minhas considerações finais sobre essa preciosidade.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 💖📚


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros


O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.




13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo