top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

M ou N? - resenha


Título Original - N or M?

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Celina Cavalcante Falck-Cook

Editora - L&PM

Gênero - Romance Policial

Páginas - 240

Ano - 2020

ISBN - 9788525422583

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "M ou N conta que pouco antes de morrer, um agente secreto britânico profere suas últimas palavras: “M ou N, ‘São Susí’”. Em meio ao clima de desconfiança que reina durante a Segunda Guerra Mundial, essas letras desconexas podem significar alguma pista. Mas quem poderia continuar a investigação sem levantar suspeitas? É quando entra em cena o casal Tommy e Tuppence Beresford que, já com os filhos crescidos, estão ávidos por voltar à ativa. Eles são recrutados para uma difícil missão: num pacato hotel, descobrir quem pode estar espionando para o governo alemão. Publicado em 1941, em meio à Segunda Guerra, quando Christie era já uma escritora estabelecida, M ou N? é um dos mais célebres romances da autora a tratar dos meandros da espionagem."



🕵🏻‍♀️🕵🏻‍♂️Como é bom matar a saudade de personagens que tanto amamos, não é mesmo?


"M ou N?" é o terceiro livro que leio da dupla de detetives Tommy e Tuppence. A autora escreveu e publicou a história dos dois em ordem cronológica, então, quando lido na sequência, é possível acompanhar o desenvolvimento e amadurecimento desses dois personagens tão queridos.


Antes de continuar falando desse livro específico, vou deixar aqui a sequência dos livros que esses personagens aparecem, e se você ainda não leu nenhum, recomendo que leia em ordem cronológica de publicação, porque além da trama de cada obra, também existe a história dos personagens principais, e vai por mim, ela é muito fofa e por diversas vezes, rouba a cena principal.


  1. O Adversário Secreto

  2. Sócios no Crime

  3. M ou N?

  4. Um Pressentimento Funesto

  5. Portal do Destino



"M ou N?" se passa durante o início da Segunda Guerra Mundial. Diante desse clima de desconfinça entre nações, o casal Tommy e Tuppence, agora já mais maduros, estão doidos para voltar a ativa e poder colaborar com seu amado país em um quadro deveras pessimista.


A possibilidade de trabalho chega quando um agente secreto britânico deixa uma mensagem segundos antes de morrer proferindo as seguintes palavras: "M ou N, São Susí". A difícil missão que acompanhamos nesse livro é a tentativa de descobrir quem pode estar espionando para o governo alemão.


Muito mais que uma história de espionagem, a Agatha Christie desenvolveu o lado humano diante de uma situação caótica. E apesar do clima tenso, com várias críticas políticas da época, ela conseguiu deixar a narrativa leve e engraçada.


O desfecho desse livro me deixou com o coração quentinho, sou uma admiradora da inteligência da Tuppence e me divirto com as trapalhadas do Tommy. Não vejo a hora de encontrá-los novamente nas minhas andanças pelas obras da Rainha Christie.


Já conheciam esse casal? Ficaram curiosos?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚



Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.





156 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page