• Kelly Rossi

King of Scars: Trono de ouro e cinzas - resenha


Título Original - King of Scars

Autora - Leigh Bardugo

Nacionalidade - Israelita

Tradução - Isadora Prospero

Editora - Planeta Minotauro

Gênero - Fantasia

Páginas - 464

Ano - 2022

ISBN - 9786555355994

Classificação - ⭐⭐⭐


Sinopse - "Ele fará de tudo para salvar seu país - e sua alma. Mas alguns segredos não podem ser escondidos, e algumas feridas são impossíveis de cicatrizar.

Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono - e o próprio rei prefere que continue assim.

Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele vem fazendo por seu povo.

Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele."




"King of Scars" é uma história sobre perdas e cicatrizes irreparáveis e como viver com essas duas coisas pode afetar sua vida além das palavras. É sobre ser aquilo que todos querem que você seja e sentir o seu próprio destino, mas perceber a capacidade de ultrapassar todas as barreiras e conquistar tudo o que quiser.


O príncipe mais amado do Grishaverso virou rei e agora tem uma duologia só dele. Esse primeiro volume, "King of Scars: Trono de ouro e cinzas", se passa 3 anos depois da trilogia Grisha, onde conhecemos Nikolai Lantsov, protagonista desse livro.


"OUVINDO AS PALAVRAS DE UM HOMEM, ERA POSSÍVEL ENTENDER OS DESEJOS DELE. O SEGREDO ERA OLHAR EM SEU CORAÇÃO E DESCOBRIR SUAS NECESSIDADES."


Faz um tempão que eu li o último livro da trilogia, "Ruína e Ascensão". Honestamente, precisei reler algumas marcações e anotações para refrescar a memória. Também teria me beneficiado se tivesse feito a leitura da Duologia "Six of Crows", pois "King of Scars" se passa um ano após o final de Crooked Kingdom, então peguei vários spoilers por ter pulado a ordem. Por isso, eu recomendo que você não leia "King of Scars" se você não leu todos os outros livros do universo Grisha.


"King of Scars" é narrado de diferentes pontos de vista, intercalando a narração entre as personagens Zoya, Nikolai, Nina e Izaak. Os capítulos da Zoya, do Nikolai e do Izaak conversam e se harmonizam de forma fluida na história. Agora, Nina está em uma missão completamente nova, onde ela descobre muito sobre si mesma e o que está acontecendo com os Grishas em diferentes áreas. Pois as pessoas ainda tem medo dos Grishas e estão capturando e matando-os regularmente. Grishas também estão se tornando viciados em jurda parem, e muitas variações diferentes dela, o que aumenta seus poderes, mas a um custo. Eu senti que os capítulos narrados pela Nina acabaram ficando deslocados do restante dos acontecimentos, e, até mesmo, perdidos na estrutura do livro, que é separado em duas partes: "O Homem ao Mar" e "A Bruxa no Bosque". Como "King of Scars" é apenas o primeiro volume dessa trilogia, acredito (e espero) que as histórias voltem a se reconectar.


"VIVER É CHORAR AS PERDAS."


Apesar de não ter ficado nem um pouco surpresa com o final, foi impossível não sentir o impacto da última frase do livro.

Por mais previsíveis que os acontecimentos foram para mim, eu ainda gostei muito da leitura e amei conhecer mais da história do Nikolai e da Zoya. Toda a trama política e a astúcia do rei de Ravka me deixaram encantada. Eu achava que não era póssivel romper a barreira da perfeição, mas autora faz isso com o Nikolai.


"GOVERNAR NÃO SE TRATA APENAS DE VITÓRIAS MILITARES. NÃO SE TRATA NEM DE CRIAR LEIS JUSTAS E GARANTIR QUE SEJAM APLICADAS. TRATA-SE DESSES MOMENTOS, DOS HOMENS E MULHERES QUE ESCOLHEM PÔR A SUA VIDA E O SEU SUSTENTO EM NOSSAS MÃOS."


Eu já gostava muito da Zoya na trilogia, depois desse livro, ela virou minha personagem favorita da Saga. Todo seu desenvolvimento é deslumbrante! 🥺❤


"A MAIORIA DE NÓS CONSEGUE ESCONDER NOSSOS MAIORES SOFRIMENTOS E DESEJOS... É ASSIM QUE SOBREVIVEMOS DIA A DIA."


Se você gosta desse universo, precisa conferir esse livro. E antes de ir, vou deixar mais uma dica: tenha em mãos o livro "As vidas dos Santos", você vai gostar de fazer algumas consultas enquanto mergulha novamente no poderoso mundo Grisha.😉


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💖



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros






O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.







181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo