• Kelly Rossi

Imperador Deus de Duna - resenha


Título Original - God Emperor of Dune

Autor - Frank Herbert

Nacionalidade - Norte-americana

Tradução - Christiane Almeida

Editora - Aleph

Gênero - Ficção Científica

Páginas - 512

Ano - 2017

ISBN - 9788576572626

Classificação - ⭐⭐⭐


Sinopse - "Milênios se passaram em Arrakis desde os eventos narrados em Duna, e o planeta, que antes era desértico, agora está verdejante e vigoroso. O Imperador Deus, que garantiu uma paz forçada em todos os planetas, consegue vislumbrar o futuro e sabe, com uma terrível certeza, que deve criar uma nova alternativa para sobrevivência de todos. As regras do Imperador não são benevolentes. Sua transformação não deixou desumana apenas sua aparência, mas também seus senso de moral. Várias pessoas começam a se rebelar contra o déspota, entre elas Siona, da família Atreides. Mas ela não sabe que a visão do Imperador para o Caminho Dourado exige que ela aceite um destino que nunca quis e que jamais poderia conceber."


"MUITOS PODEM ENTENDER. O QUE AS PESSOAS FAZEM DO ENTENDIMENTO É OUTRO ASSUNTO."


"Imperador Deus de Duna" é o quarto livro da série Duna. Essa série é separada em duas trilogias. Eu fiquei alucianada com a leitura da primeira trilogia. Quando paro para lembrar dos três primeiros livros, eu ainda não consigo acreditar no quão criativo e revolucionário o autor Frank Herbert foi no desenvolvimento desse universo.


Geralmente eu não faço resenha de continuação de séries, porque não gosto de dar spoilers. Mas nesse livro, em específico, eu quero compartilhar minhas impressões. Por ser o primeiro livro da segunda trilogia, conseguirei falar sobre ele sem estragar a experiência de futuros leitores da série. E para evitar qualquer tipo de spoiler, não vou citar o nome de nenhuma personagem desse quarto livro.


"NÃO SE PODE ENTENDER A HISTÓRIA A MENOS QUE SE ENTENDAM SEUS FLUXOS, SUAS CORRENTEZAS E AS FORMAS COMO OS LÍDERES SE MOVEM DENTRO DE TAIS FORÇAS."


A Arrakis (nome do planeta) que encontramos aqui está totalmente diferente daquela que descobrimos no primeiro livro: "Duna". Mas não só ela, o ritmo e a dinâmica narrativa são totalmente distintos das obras anteriores.


Aqui, em "Imperador Deus de Duna" o autor pisa no freio, saímos do foco amplo e frenético com mil coisas acontecendo, para mergulhar nas camadas de um Imperador ditador que tudo sabe e tudo vê. Acompanhar a transformação desse Deus de Duna é extremamente surreal.


"PRIVILÉGIO SE TRANSFORMA EM ARROGÂNCIA, ARROGÂNCIA PROMOVE INJUSTIÇA. AS SEMENTES DA RUÍNA FLORESCEM."


Eu continuo ficando em choque com a criatividade do Herbert, e mais uma vez meu queixo caiu com a quebra... quebra não, esmagamento da imagem de uma personagem muito importante para a série. Pois é, esse autor tem o dom de esfregar na minha cara que eu não sei nada de nada. E eu acho isso absolutamente incrível haha...


Enquanto acompanhamos a ascensão de rebeldes contra o Imperador Deus que mantém uma paz forçada em vários planetas, nós, também, desvendamos mistérios que foram criados nos livros anteriores. Sem falar nas reflexões que a história proporciona sobre política, filosofia, religião, amor, força feminina e destino da sociedade, não só da época do livro, mas da nossa também. "Imperador Deus de Duna" é atemporal.


"A BRUMA DA NOSTALGIA RECOBRE ESSE DIAS [...] ESSA É A FORMA COMO O PRESENTE MUDA A HISTÓRIA. TODOS OS CONTEMPORÂNEOS NÃO HABITAM O MESMO TEMPO. O PASSADO ESTÁ SEMPRE MUDANDO, MAS POUCOS PERCEBEM."


Apesar de não ter amado essa leitura como aconteceu com as três primeiras, eu gostei da experiência e continuo super curiosa para saber o que o genial Frank Herbert preparou no próximo volume: "Hereges de Duna".


"A CAUTELA É O CAMINHO PARA A MEDIOCRIDADE. A MEDIOCRIDADE, TRANSITÓRIA E DESAPAIXONADA, É TUDO O QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ACREDITA QUE PODE ATINGIR."



É isso voadores, você já leu ou tem vontade de ler essa série?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros







O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo