• Kelly Rossi

Heresia - resenha


Autora - Betty Milan

Nacionalidade - Brasileira

Editora - Record

Gênero - Romance

Páginas - 112

Ano - 2022

ISBN - 9786555873771

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Um dia, inesperadamente, ela me disse como era bom o tempo em que eu vivia. Pensando na frase, deduzo que a velhice extrema é uma morte que não para de se renovar. A pessoa suporta porque não para de se renovar. A pessoa suporta porque não tem memória... só lampejos de memória. Repito que por nada eu quero isso. Uma coisa é suportar o que a gente não pode evitar. Outra é recusar o que pode ser evitado, como a decadência e o medo de ser surpreendido pela morte."



🔴 "Heresia" é um romance extremamente corajoso e contemplativo. Com uma composição surpreendente de temas sensíveis, a autora brasileira Betty Milan nos convida, através da história de Lúcia e sua mãe centenária, a refletir sobre o fim da vida e a crueldade em seu prologamento indefinido. Por isso o subtítulo do livro: tudo menos ser amortal.


Diferente do imortal que presenciamos muito em histórias de fantasia. O amortal é um ser humano que sempre escapa da morte graças à evolução da medicina. Mas será que ser amortal é ruim? Betty Milan levanta esse tema e aponta de maneira respeitosa todos os prós e contras.


❤ O amor, sentimento que nos move e sem o qual não existimos, está presente em todo o livro. Eu adorei acompanhar os cuidados de Lúcia com sua mãe, que já sofre as mazelas de uma velhice extrema. O relacionamento das duas é colocado de uma forma bem real e verdadeira, mostrando o quão importante é pensar sobre assuntos que para a maioria de nós ainda é um tabu.

Lúcia é gente como a gente. 🗣 Recomendo muito que conheçam essa história nada romantizada e convidadativa ao diálogo com outras pessoas e com você mesmo.


✍🏻 Escritora e psicanalista, Betty Milan, formou-se em medicina pela USP e especializou-se em psicanálise na França com Jacques Lacan. Alguns outros títulos da autora que foram publicados aqui no Brasil, também circulam pela França, Argentina e China.


Preciso dizer que o Grupo Editorial Record acertou muito em colocar "Heresia" como VIB - Very Important Book (Livro Muito Importante). Eu já tinha muita vontade de conhecer a escrita da autora. Todas as minhas expectativas foram alcançadas e agora quero ler as outras obras também.🥰



Ps:. Fiz a leitura do livro pela prova antecipada ainda não revisada. Por esse motivo não trouxe trechos para vocês. Em breve o livro será lançado para o público geral.



⚠ Gatilhos para suicídio!



Você já conhecia a autora? Comente aqui! Vamos conversar.



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💖



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros







5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo