• Kelly Rossi

Guerra e Paz - resenha


Título Original - Война и мир

Autor - Liev Tolstói

Nacionalidade - russo

Tradução - Rubens Figueiredo

Editora - Companhia das Letras

Gênero - Romance Histórico

Páginas - 1536

Ano - 2017

ISBN - 9788535930047

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐🧡


Sinopse - "'O que é Guerra e Paz?', questiona Liev Tolstói em um texto que detalha o processo de pesquisa e criação de sua obra-prima. 'Não é um romance, muito menos uma epopeia, menos ainda uma crônica histórica.' Ao acompanhar o percurso de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 a 1820, Tolstói narra a marcha das tropas napoleônicas e seu impacto brutal sobre a vida de centenas de personagens.

Em meio a cenas de batalha, bailes de alta sociedade e intrigas veladas, destacam-se as figuras memoráveis dos irmãos Natacha e Nikolai Rostóv, do príncipe Andrei Bolkónski e de Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde, cuja busca espiritual serve como espécie de fio condutor e o transforma em uma das mais complexas personalidades da literatura do século XIX."


"QUANDO UMA PESSOA VÊ UM ANIMAL QUE MORRE, UM HORROR A DOMINA: AQUILO QUE É ELA MESMA DEIXA DE EXISTIR - SUA ESSÊNCIA ESTÁ OBVIAMENTE SENDO ANIQUILADA DIANTE DE SEUS OLHOS. MAS QUANDO O QUE MORRE É UMA PESSOA - E UMA PESSOA QUERIDA - EXPERIMENTA-SE ENTÃO, ALÉM DO HORROR DIANTE DO ANIQUILAMENTO DA VIDA, UMA SENSAÇÃO DE DILACERAMENTO E DE UMA FERIDA ESPIRITUAL QUE, A EXEMPLO DE UMA FERIDA CORPORAL, ÀS VEZES CICATRIZA, MAS SEMPRE DÓI E RECEIA QUALQUER TOQUE EXTERNO QUE A IRRITE."


Ler "Guerra e Paz" sempre foi um sonho, mas não me achava preparada até este ano. Foram quatro meses nessa jornada, em um ritmo de leitura lento que a própria obra exige, e finalmente terminei suas 1.532 páginas. A sensação de concluir um calhamaço assim é indescritível.


Mas o que é "Guerra e Paz"? Sobre o que ele fala? Para mim, "Guerra e Paz" é um novelão que destaca a trajetória de cinco famílias aristocráticas russas no período de 1805 até 1820. Como pano de fundo, temos as batalhas napoleônicas e seus impactos brutais na vida da sociedade da época.


Os excertos com batalhas são os meus preferidos. A escrita do Tolstói tem o poder de nos transportar para as cenas de um jeito único. É sensacional olhar o cenário de dentro e conseguir sentir exatamente o que se passa no corpo e na mente da personagem. Os devaneios, os júbilos, principalmente as dores e sofrimentos, são tão vívidos que é possível experienciar junto com cada personagem.


Eu gosto muito da técnica de escrita que o autor usa para transitar entre as passagens, ele conseguia aguçar minha curiosidade para os próximos acontecimentos e quebrar uma possível monotonia que uma cena muito longa poderia me causar.


Enquanto estava lendo, eu falava para alguns amigos que tinha muita "paz" no primeiro volume da obra. Cadê a "guerra"?, perguntava para quem já tinha lido haha... uma brincadeira que expressava o meu deleite ao ler os trechos geniais das batalhas.

Mas é claro que essa obra-prima não se resume a lutas. A busca espiritual é um dos fios que tecem essa colcha de tempestades e angústias que permeiam todo o enredo até seus momentos finais, onde a sensação de paz paira no ar.


"OLHOU PARA O CÉU. E O CÉU ESTAVA TÃO MÁGICO QUANTO A TERRA. O CÉU ESTAVA LIMPANDO, E ACIMA DO CUME DAS ÁRVORES AS NUVENS CORRIAM LIGEIRO, PARECIAM DESVELAR AS ESTRELAS. ÀS VEZES DAVA A IMPRESSÃO DE QUE O CÉU LIMPAVA E REVELAVA UM CÉU NEGRO E LIMPO. ÀS VEZES PARECIA QUE AQUELAS MANCHAS NEGRAS ERAM NUVENS. ÀS VEZES PARECIA QUE O CÉU SE ERGUIA ALTO, ALTO, ACIMA DE SUA CABEÇA; ÀS VEZES O CÉU DESCIA MUITO, COMO SE FOSSE POSSÍVEL TOCÁ-LO COM A MÃO."

Eu ainda não superei o desfecho e talvez nunca supere. A vida é dura demais e quando encontro recortes fidedignos dela em minhas leituras, principalmente com personagens que estou tão envolvida, é difícil aceitar. Sofri, chorei e amei. Valeu cada minuto dedicado a essa leitura grandiosa em tamanho e qualidade.


Se você também tem vontade de ler esse clássico, deixo aqui meu conselho: só se joga, deguste com calma, não tenha pressa em terminar. Vai valer a pena!😉



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚🧡



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros





O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo