• Kelly Rossi

Galateia - resenha


Título Original - Galatea

Autora - Madeline Miller

Nacionalidade - Norte-americana

Tradução - Domingos Lucas Dias

Editora - Planeta Minotauro

Gênero - Conto

Páginas - 96

Ano - 2022

ISBN - 9786555358032

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Uma prisão no topo de um penhasco. Dentro dela, uma mulher é monitorada dia e noite por médicos e enfermeiros. Repetidamente, e sem que ela saiba quando, um homem a visita. Quando ele vem, a mulher deve se transformar em pedra... e, então, voltar à vida em suas mãos."


Depois de "A Canção de Aquiles" e "Circe", Madeline Miller voltou com "Galateia". Um conto que expressa toda a força de sua escrita.


"Galateia" é um reconto do mito grego Pigmalião, de Ovídio. É com ele que a autora reivindica um outro olhar para a figura da mulher. As raízes desse mito, assim como de outros, inclusive em epopeias, são profundamente misóginas.


Nenhuma mulher era boa o bastante para Pigmalião, então ele esculpiu a linda e perfeita Galateia. Depois que Atena faz a escultura ganhar vida, na versão de Miller, Galateia se casa com Pigmalião.


Transformada em humana, Galateia engravida e dá à luz uma filha, Pafos. Mas sua vida de casada não é nada fácil, ela sofre todos os tipos de abusos do marido. Ele é possessivo, controlador, ciumento e inconformado com as mudanças que o corpo de Galateia passou na gravidez.


"Galateia" não é uma história feliz, Miller aborda ideias masculinas repulsivas como a associação do marfim branco com a perfeição, a fetichização da pureza sexual, a submissão e a servidão ao homem e a privação da liberdade individual feminina. Infelizmente, são tópicos vividos no mundo atual, o que faz com que essa leitura seja ainda mais necessária.


Assim como os outros livros da autora, "Galateia" é poderoso e impactante. Recomendo! Mas tenha atenção aos gatilhos, ok?


⚠ Gatilhos: abusos e suicídio


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros








O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo