• Kelly Rossi

Espere até me ver de coroa - resenha


Autora - Leah Johnson

Tradução - Solaine Chioro

Editora - Globo Alt

Gênero - Romance YA

Páginas - 336

Ano - 2020

ISBN - 9786588131114

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Liz Lighty sempre acreditou ser negra, pobre e estranha demais para conseguir brilhar em sua pequena cidade rica e obcecada por festas de formatura. Mas tudo bem, porque ela tem um plano: ela vai para a renomada Pennington College, onde fará parte de sua renomada orquestra e eventualmente se tornará médica.

No entanto, quando Liz descobre que não pode mais contar com a ajuda financeira que esperava, seus planos vão por água abaixo - até ela ser lembrada da bolsa de estudos que sua escola oferece para o rei e a rainha da festa de formatura.

Não há nada que Liz odeie mais do que ser o centro das atenções, ter sua vida exposta nas redes sociais, lidar com concorrentes do nível Garotas Malvadas e ser obrigada a participar de uma série de eventos humilhantes. Ainda assim, ela está disposta a fazer o que for preciso para estudar em Pennington.

A única coisa que torna tudo levemente suportável é a nova garota da escola, Mack. Ela é inteligente, engraçada, e tão estranha quanto Liz. Mas Mack também está na disputa pelo título de rainha. Será que se apaixonar pela concorrência impedirá Liz de conseguir a coroa... ou a colocará direto em sua cabeça?"



"Eu nasci realeza. Tudo o que eu precisava fazer era escolher minha coroa."


Não se trata de se diminuir para se encaixar nos padrões impostos. É sobre se assumir como você é e reivindicar seu próprio espaço. Se ele ainda não existe, é preciso criá-lo. Essa foi a principal mensagem que ficou para mim depois que terminei essa leitura.


Esse livro é de estourar o fofômetro! Muito mais do que uma mistura de comédia romântica e de young adult, "Espere até me ver de coroa" é recheado de representatividade e equilibra perfeitamente assuntos pesados com uma escrita leve e divertida.


Liz é uma garota negra, pobre, nerd e queer. Ela ama música sua família e suas amigas, mas se sente insegura na pequena cidadezinha preconceituosa em que vive. Seu plano é entrar para a orquestra da renomada Pennington College e se formar em medicina.

Suas esperanças são frustradas quando o pedido de bolsa é negado. O que fazer então?


A saída é se candidatar à rainha do famoso e tradicional baile de formatura da cidade. Além de todo glamour, o rei e a rainha recebem um grande prêmio em dinheiro. Essa é solução financeira que a Liz precisa. Mas será que ela conseguirá superar os obstáculos que aparecerão em seu caminho?


Eu não tenho a mesma vivência da protagonista, mesmo assim me senti super envolvida com o realismo que a história traz à tona. As adversidades existem! "Nós choramos, mas não por muito tempo. Nós sentimos, mas sempre lutamos."

O enredo sai da ficção quando mostra que nem tudo se resolve de uma hora para a outra. É preciso pequenos atos de resistência, são eles que fazem a diferença para as grandes conquistas.


"Existe muito mais sobre você do que os olhos podem ver."


Outro ponto que eu amei nesse livro foi a construção dos personagens. Cada um tem sua quantidade ideal de camadas de qualidades e de defeitos. Cometem erros e bobagens ao longo do caminho, mas quem nunca, né? Nem tudo é perfeito e a mensagem sobre amizade é muito forte nesse ponto. Amigos são assim: sempre torcendo e querendo o melhor para o outro, apesar dos problemas e da distância (mesmo que não seja física).


"Quando você acha que nunca mais vai ter algo de novo, quando essa coisa volta para você, de alguma forma, é cem vezes melhor do que lembrava. Ela se afasta e me encara."


Além do racismo e da homofobia, outro tema abordado que considero muito relevante, até por ver pouco na literatura, foi a anemia falciforme. A autora soube trabalhar os assuntos com a devida importância, sem se perder e sem deixar a história pesada.


Eu amei essa leitura, torci muito para a Liz e para a Mack. Um livro fofo que aquece o coração. Recomendo muito para quem gosta do gênero!



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💕

Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo