• Kelly Rossi

Devoradores de Estrelas - resenha

Atualizado: 15 de fev.


Título Original - Project Hail Mary

Autor - Andy Weir

Nacionalidade - Norte-americano

Tradução - Natalie Gerhardt

Editora - Suma de Letras

Gênero - Ficção Científica

Páginas - 424

Ano - 2021

ISBN - 9786557822517

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐❤


Sinopse - "Ryland Grace é o único sobrevivente de uma desesperada missão de emergência ― se ele falhar, toda a humanidade e o planeta Terra serão destruídos. Mas no momento ele não sabe disso. Ryland não se lembra nem do próprio nome, muito menos de sua missão ou de como cumpri-la. Tudo o que ele sabe é que dormiu por muito, muito tempo. E que despertou a milhões de quilômetros de casa, com apenas dois cadáveres como companhia. Com os colegas de tripulação mortos e as memórias confusas retornando aos poucos, Ryland vai perceber a tarefa impossível que tem nas mãos. Viajando pelo espaço em sua pequena nave, cabe a ele descobrir a resposta para um enorme mistério científico ― e derrotar a ameaça de extinção da nossa espécie. O tempo está acabando, e o humano mais próximo está a anos-luz de distância, então Ryland terá que fazer tudo isso sozinho. Ou será que não?"




COMO EVITAR A EXTINÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA?


Essa é uma questão bem complexa que permeia toda a história de "Devoradores de Estrelas".


🎶🎵"A humanidade pode ser muito impressionante quando decide fazer alguma coisa."


Com um olhar otimista, o autor Andy Weir trabalha uma ficção científica com cenas inesperadas e ao mesmo tempo intricada. As páginas são recheadas de explicações científicas. Apesar de usar termos acessíveis, muitos não são habituais ao público em geral - em vários momentos eu me senti em uma aula daquelas tipo intensivão que misturam tudo: química, biologia, astrofísica, matemática... e que, no fim, saía sem ter certeza se entendi tudo,😆 mesmo assim, eu adorei essa sensação. Já aprendi que na literatura nem sempre eu vou entender tudo, e tá tudo bem.


O livro é muito bem embasado e bem escrito e os personagens... Ah... os personagens🥺🤧 cativantes, maravilhosos, divertidos e inesquecíveis. Fiquei emocionada em vários momentos. Cheguei a chorar rindo e rir chorando... confuso mas, foi exatamente assim.😄


Por mais que seja totalmente fora da minha realidade, é impossível não se apegar aos personagens e não sentir empatia pela situação. Só me restou imergir nessa aventura pelo espaço, descobrindo coisa inimagináveis e me sentindo totalmente abraçada pela história. O plot twist me chocou e o final me deixou com cara de boba. Uma leitura fantástica que me fez muito feliz.


Mas chega de enrolar e vamos falar um pouquinho sobre o enredo.


Um astronauta desperta dentro de uma nave espacial, ele não consegue lembrar seu próprio nome, mas percebe que estava em coma por alguns anos. Seus companheiros estão mortos e só o que lhe resta é tentar lembrar onde e por que ele está ali.


Aos poucos, através de flashs de lembraças, descobrimos que o protagonista chama-se Grace, ele era um professor de ciências do Ensino Fundamental, e totalmente apaixonado por sua profissão (um dos pontos mais lindos desse livro). E agora ele precisa de todos os seus conhecimentos científicos para sobreviver e salvar a Terra e outras coisas que não quero contar para não estragar a experiência de vocês.


🎵🎶"Seres humanos são dotados de uma grande capacidade de aceitar o anormal e transformá-lo em normal."


Além da valoração da profissão de professor, a relação de amizade que o autor cria nesse livro é surreal de linda. Não tem como não se encantar. Se você gosta de ficção científica, "Devoradores de Estrelas" é leitura obrigatória. Leia e se apaixone também.



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💖



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros





O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo