top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

Contos de Guy Maupassant - resenha


Títulos Originais dos Contos - Boule de Suif, Deux amis, Histoire d'un chien, La Mère aux monstres, La Morte, Miss Harriet, Mademoiselle Fifi, Le Horta


Autor - Guy de Maupassant

Nacionalidade - Francês

Tradução - Fabio Stieltjes Yasoshima

Editora - Unesp

Gênero - Contos

Páginas - 150

Ano - 2020

ISBN - 9788539308279

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Guy de Maupassant é mais que um contador de histórias para leitura de entretenimento. Em seus contos, encontramos retratada em pinceladas rápidas e precisas a vida burguesa da época, com seus tipos e suas situações descritos em flagrantes certeiros. O retrato não é nada otimista; pelo contrário, pode-se entrever nas narrativas a crítica severa à moral de aparências da sociedade burguesa."


Não foi sem razão que chamaram Maupassant de mestre dos contos.


Este livro contém 8 contos selecionados a dedo. Digo isso, porque é normal lermos um livro de contos e encontrar altos e baixos. Mas isso não acontece aqui, são poucos contos, a maioria bem curtos, mas são incríveis e geniais. O conto que abre essa coletânea é "Bola de Sebo". Gostei da forma como o autor trabalhou nessa história os diferentes níveis sociais num espaço confinado e depois nos mostrou as consequências comportamentais caóticas dessa situação. Cada personagem foi descrita de maneira precisa e muitas vezes muito divertida, o desenvolvimento delas rompe a barreira externa, pois o autor consegue construir de maneira natural tudo que há por dentro de suas personagens, desde a forma de pensar sobre si mesmas até sobre seu lugar na sociedade. Maupassant consegue atingir as tendências universais dos seres humanos que vivem em uma sociedade segmentada. É fabuloso!



Alguns contos beiram ao horror, chocam e acabam se tornando inesquecíveis. "História de um cão", "A mãe de Monstros", "A morta" e "O Horla" ficarão marcados na minha lembrança por muito tempo.

Os costumes como superficialidade, a hipocrisia, a manipulação e o materialismo são expostos nos temas de guerra, casamento, amor, ascensão e queda social. As críticas que percorrem os textos do autor são facilmente transportadas para a sociedade atual. E as semelhanças percebidas são maiores do que esperamos.


Terminei essa leitura encantada com as histórias do autor e com a certeza que além de revisitar esse, também lerei outros livros de Maupassant.


E você? Já conhece os contos de Maupassant? Qual o último livro de contos que você leu e gostou bastante?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!


Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page