top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

Contos Completos de Virginia Woolf


Autora - Virginia Woolf

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Leonardo Fróes

Editora - 34

Gênero - Contos

Páginas - 376

Ano - 2023

ISBN - 9786555251487

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Numa carta de 1908, Virginia Woolf dizia querer “reformular o romance e capturar as multidões de coisas hoje fugidias” e “dar forma a uma infinidade de formas estranhas”. De fato, nas décadas seguintes ela ajudaria a promover, ao lado de escritores como James Joyce, Marcel Proust e William Faulkner, uma verdadeira revolução no romance moderno, em obras célebres como Mrs. Dalloway, Ao farol e As ondas. Foi, porém, nos contos que ela aperfeiçoou as técnicas narrativas que empregaria em seus romances. Organizado por Susan Dick, estudiosa da obra woolfiana, este volume reúne todos os contos e esquetes da autora, num total de 46 histórias, desde “Phyllis e Rosamond”, de 1906, até “O lugar da aguada”, escrito semanas antes de sua morte, em 1941. Com sua prosa lírica, súbitas mudanças de perspectiva e mergulhos profundos no mundo interior das personagens, Virginia traz para seus contos toda a sutileza e complexidade que a ciência, a filosofia e a psicanálise começavam a desvendar a respeito da natureza subjetiva e relativa da realidade. Além de ter estado na vanguarda artística de seu tempo, a autora foi também pioneira na causa feminista. Narrando histórias em sua maioria sobre mulheres, usou a escrita para colocar em questão o papel secundário destas na literatura e na sociedade e para desafiar, com coragem e ironia, os privilégios masculinos. Este e outros aspectos de sua prosa são analisados no prefácio inédito do poeta Leonardo Fróes, escrito especialmente para esta nova edição ― revista e anotada ― de sua já consagrada tradução."


"O tempo todo estou vestindo a figura de mim mesma em minha própria mente, em namoro furtivo, não a adorando abertamente, pois, se o fizesse, eu deveria considerar-me em erro e esticar a mão de imediato para em autoproteção apanhar um livro. É curioso como instintivamente protegemos nossa própria imagem de idolatria ou de qualquer manipulação que a possa tornar ri´diula, ou difernte demais do original para que ainda acreitem nela. Ou isso não é, afinal de contas, tão curioso assim? É uma questão de grande importância. Suponha-se que o espelho se despedace, que a imgaem desapareça e que a figura romântica com o fundo verde da floresta a envolvê-la não esteja mais lá, mas apenas aquilo, a casca de uma pessoa que é vista por outras - que mundo raso, árido, proeminente e sem ar ela se torna! Não um mundo no qual viver. Quando nos encontramos face a face, nos ônibus e trens subterrâneos, é no espelho que nós estamos olhando; o que explica a vaguidão, o brilho de vidro, em nossos olhos."


Virginia Woolf é rebeldia! Ler todos os seus contos é acompanhar o processo de rompimento de padrões e a criação de um estilo próprio... é descobrir em contos inacabados a genialidade da autora aflorando.


Foram 4 meses de conversa com a Virginia, apreciando sua obra com calma. Uma experiência rica e prazerosa. Recomendo para amantes da autora e também para aqueles que ainda não tiveram contato com sua escrita.


Esse livro é uma excelente porta de entrada para conhecer melhor todas as particularidades da autora, e essa edição tem todos os contos comentados por Susan Dick. Está um verdadeiro primor!


Já leu algo da autora? Gostaria de ler?


Beijos, um ótimo voo e até a próxima!💙📚



Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page