top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

Cipreste Triste - resenha


Título Original - Sad Cypress

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Petrucia Finkler

Editora - L&PM pocket

Gênero - Romance Policial

Páginas - 272

Ano - 2020

ISBN - 9788525430120

Classificação - 4,5⭐


Sinopse - "A dona de uma mansão no interior da Inglaterra morre durante o sono, depois de padecer de uma longa doença. Enquanto a família ainda se recupera do golpe, uma jovem aparece morta nas redondezas. Quando a bela Elinor é incriminada mediante provas aparentemente irrefutáveis, Hercule Poirot é a única pessoa que pode provar sua inocência. Para chegar à verdade dos fatos, ele terá de travar um embate sem igual na justiça inglesa. Este é o primeiro romance de tribunal protagonizado pelo mais famoso personagem da Rainha do Crime. Publicado em 1940, Cipreste Triste foi escrito em plena Segunda Guerra Mundial, um período de intensa produção na carreira de Agatha Christie, que se tornaria um dos nomes mais célebres do século XX em matéria de histórias de suspense imortalizadas no cinema."



🌹 "Ah, mas a vida é assim! Não permite que se arranje e organize como quisermos. Não permite que se fuja às emoções, que se viva pelo intelecto e pela razão!"



Elinor Carlisle está sendo julgada pelo assassinato de Mary Gerard. O caso é simples - a tia de Elinor, Laura Welman, havia acabado de falecer após sofrer um segundo derrame sem ter a chance de fazer um testamento. Todo o seu dinheiro foi para sua parente mais próxima - Elinor Carlisle. Mary Gerard tinha sido a dedicada criada da Sra. Welman, e parecia que a mulher estava gostando da garota, possivelmente escrevendo-a em um testamento que nunca se concretizou. Gerard exibia aparência de estrela de cinema e foi encorajada a melhorar sua posição na vida a ponto de ficar entre Elinor Carlisle e seu noivo Roderick Welman (sobrinho do falecido marido da Sra. Welman). Ninguém ganharia com a morte de Mary Gerard, exceto Elinor Carlisle, mas a jovem exibia uma disposição carinhosa e não parecia prestes a matar ninguém. Como na maioria dos casos de Christie, os fatos não são tão diretos quanto parecem desde o início.

🌹 "O amor com certeza deveria ser uma emoção prazerosa - não algo que machuque por conta de sua intensidade..."


🌹 "Alguém que nunca amou de verdade nunca viveu de verdade..."

Ao visitar sua tia em seu leito de morte, Elinor conhece um jovem médico chamado Peter Lord, que fica instantaneamente apaixonado por ela. Com o amor nublando seu julgamento, pois acredita que Elinor é inocente, o Dr. Lord pede a Hercule Poirot que assuma o caso. Poirot está pelo menos dois passos à frente da polícia e ele sempre sabe quem é o culpado, porque suas celas cinzas estão um pouco acima do resto. Com Poirot a bordo para assumir o caso de Elinor Carlisle, tenha certeza de que ele não deixará pedra sobre pedra até que possa provar a verdade. As habilidades de Poirot estão em plena exibição, frustrando a polícia e os advogados ao longo do caminho.


🌹 "As mentirar, mademoiselle, revelam tanto quanto as verdades para quem escuta. Às vezes, revelam até mais."


Com certeza foi uma das obras mais melancólicas da Agatha Christie que li até agora. Aqui o mistério não é tão importante quanto a razão por trás dele. E o mais engenhoso é sua configuração. Eu gostei de como as coisas foram reveladas. E como alguns pequenos detalhes só se encaixam nas últimas páginas. A história progrediu bem, e as situações vieram uma após a outra, agradáveis ​​e fluidas. Adorei acompanhar, pela primeira vez, a presença de Hercule Poirot no julgamento. Ele, como sempre, permanece glorioso em sua astúcia do início ao fim.


🌹 "O amor é um assunto desesperador e retorcido. Pode transformar um verme em um bom sujeito ou arrastar um homem correto e decente para o fundo do poço!"

Esse é mais um livro da Agatha Christie que merece ser mais conhecido.


🌹 "Às vezes há um abismo profundo entre o passado e o futuro... quando alguém andou pelo vale da sombra da morte e dali emergiu para ver o sol... então, mon cher, é uma nova vida que começa... O passado não serve mais..."





Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.



138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page