• Kelly Rossi

Audição - resenha


Título Original - オーディション

Autor - Ryū Murakami

Nacionalidade - Japonês

Tradução - Lica Hashimoto com Juliana Kobayashi

Editora - Darkside

Gênero - Suspense Psicológico

Páginas - 192

Ano - 2022

ISBN - 9786555981599

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Shigueharu Aoyama tenta encontrar a mulher ideal por meio de uma audição para um filme. Experiências de perda e dor aproximam ele e a misteriosa Assami Yamassaki, mas a ânsia de aplacar a sensação de vazio e a negação da realidade obscurecem a razão e desencadeiam reações impensáveis."


💉 "Enquanto se está em estado de choque, as pessoas não reparam nas flores."



Sem perdão para mentiras! Este livro é perturbador, angustiante e todos os outros adjetivos que você pode usar em uma história de suspense psicológico bem executada. Cada evento do enredo se liga ao próximo de forma perfeita e o efeito cumulativo é poderoso. O livro é curto e envolvente; daquelas leituras de uma sentada.



💉 "De um dia para o outro, perdi aquilo que sempre foi a minha maior prioridade. Pode parecer exagero, mas acho que isso se assemelha à aceitação da morte. Por experiência própria, sei que viver é caminhar lentamente rumo à morte."

Esta é a história de Aoyama, cuja esposa faleceu há sete anos. Seu filho, Shiguehiko, e seu amigo, Yoshikawa, insistem que ele case novamente. Aoyama é resistente e faz uma longa digressão sobre a mulher específica que ele quer. Um tanto machista? Sim. Então vem a primeira dica de que algo não está certo. Ryū faz um trabalho brilhante em manter cada personagem pelo menos um pouco culpado. Pois, Aoyama e Yoshikawa decidem fazer uma audição para a futura esposa de Aoyama. Eles anunciam essa audição sob o pretexto de que estão fazendo um filme. Então, eles vasculham pilhas e pilhas de "currículos" com redações para selecionar aquelas que mais interessam a Aoyama.



💉 "No Japão, por mais que a gente esteja sozinho, a gente nunca se sente realmente só, não é? Mas quando você fica ali, quando você vive por muito tempo no meio de pessoas com a cor da pele e a cor dos olhos diferentes da sua e você não consegue se comunicar direito, aquela solidão que você sente do nada estando em meio às pessoas chega até os ossos."


A tradução mantém vários termos japoneses e a edição traz notas explicativas muito valiosas, como estudante da língua fui fisgada automaticamente. Além de um passeio cultural por bares e restaurantes típicos, o romance também entra e sai de comentários sobre o Japão moderno. Não pude deixar de pensar em sites de namoro e no futuro dos relacionamentos.


Havia uma maneira pela qual cada traço romântico supostamente desejável era escrito, analisado e disputado que tocou uma corda estranha dentro de mim. Isso, mais do que o final inquietante, é o que torna essa história perfeita para ler no Halloween. A audição é o pior pesadelo da conexão humana. Quando alguém tenta tão desesperadamente "escolher" seus companheiros e delinear cada detalhe exato de seus desejos sexuais, algo escapa por entre os dedos e desce à loucura.

💉"Quando algo é destruído e não pode mais voltar a ser como antes, não importa o que se faça, você descobre que de nada adianta ficar se debatendo por isso. Sou da opinião de que, para continuar a viver, precisamos aceitar isso, e a ferida é a aceitação desse fato."


Ryū Murakami é um mestre em criar suspense. Não é coincidência que este livro foi adaptado para a telinha. Eu ainda tenho que ver o filme, mas se for tão assustador quanto o livro, preciso me programar para assistir durante o dia.



SOBRE O AUTOR - "Nasceu em 1952 em Sasebo, Nagasaki. É um premiado romancista, contista, ensaísta e cineasta japonês. Publicou, entre outros, Azul Quase Transparente, Miso Soup e Piercing. Sua obra aborda a natureza humana a partir de temas como desilusão, uso de drogas, surrealismo e violência no sombrio Japão do pós-guerra. Começou a publicar romances nos anos 1970, mas foi a partir do início deste século que sua crítica ao mundo pós-moderno começou a ganhar atenção no Ocidente, sobretudo por abordar o custo cultural e psicológico da modernização do pós-guerra. Haruki Murakami — considerado um dos autores mais importantes da atual literatura japonesa, com obra premiada e traduzida para mais de quarenta idiomas — é um grande admirador da obra de Ryū, admite sua influência direta e também ressalta a sua voz transgressora para a literatura japonesa contemporânea."

💉 "Entregar-se ao tempo e ficar apenas esperando até que a ferida se cicatrize significa matar o seu eu, ou seja, aceitar temporariamente a morte."



Recomendo para todos os leitores que gostam de passar sufoco! 😄 Os últimos capítulos são eletrizantes, você vai ficar vidrado até ler a última linha.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💘


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros








O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo