• Kelly Rossi

Assassinato no Expresso do Oriente - resenha


Título Original - Murder on the Orient Express

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Archibaldo Figueira

Editora - Harper Collins

Gênero - Romance Policial

Páginas - 200 páginas

Ano - 2017

ISBN - 9788595080638

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐🧡


Sinopse - "Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.

O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos."


🚂"MOSTRE-ME COMO O IMPOSSÍVEL PODE SER POSSÍVEL!"


Esse foi o 23º livro que leio da rainha. E nussss... é até difícil colocar em palavras o quanto eu gostei dessa leitura. Sem dúvida é o meu favorito da autora até aqui. Eu não imaginava que seria possível amar tanto uma aventura do gradioso Hercule Poirot sem seu fiel amigo, Hastings. Mas a genialidade da Agatha em apenas 200 páginas é tão gigantesca que não teve como, terminei essa leitura totalmente extasiada.


São leituras como essa e toda a experiência trocada com os membros do clube que confirmam a minha certeza de querer ler tudo o que essa mulher escreveu.


🚂Hercule Poirot precisa interromper sua viagem para voltar a Londres imediatamente. Mas esse retorno não é tão simples. Ele consegue uma vaga para embarcar no Expresso do Oriente, que está estranhamente lotado para a época do ano.

O tempo está péssimo e o acúmulo de neve obriga o trem a parar. Depois de uma madrugada atribulada, um dos passageiros é encontrado morto na manhã seguinte. O isolamento sugere que uma das pessoas que está no trem seja a assassina. Todos são suspeitos e Poirot inicia uma investigação antes que a situação se complique e o culpado queira entrar em ação novamente.


Dois crimes estão incrivelmente interligados nessa história e um deles foi inspirado no caso real de sequestro e assassinato do filho de Charles Lindbergh em 1932.


Outros dois eventos menos notáveis, mas que aconteceram com a própria Agatha, também ajudaram a inspirar esse romance policial. São eles:


  • A primeira viagem da autora no Expresso do Oriente no final de 1928.


  • As enchentes causadas pelas chuvas que lavaram trechos dos trilhos em dezembro de 1931 e interromperam a viagem da Agatha a bordo do Expresso do Oriente por 24 horas. Sua biografia autorizada detalha esse evento em uma citação completa de uma carta cheia de humor para seu marido, incluindo descrições de vários passageiros de seu trem. É possível perceber que muitos elementos dessa carta influenciaram sua trama.

Eu amei cada página, cada detalhe e como tudo se completa no final. E só digo para vocês: leiam!!!


Se você ainda não conhece a escrita da autora e tem vontade de se aventurar em suas histórias, pode começar com esse. Ele é pequeno, envolvente, fascinante e tem um final surreal.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💖


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros





O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo