• Kelly Rossi

Assassinato no Beco - resenha

Atualizado: 28 de set.


Título Original - Murder in the Mews

Autora - Agatha Christie

Nacionalidade - Britânica

Tradução - José Inácio Werneck

Editora - Harper Collins

Gênero - Contos

Páginas - 240

Ano - 2021

ISBN - 9786555111460

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Quem poderia ouvir o som de um tiro em meio aos fogos de artifício que estouravam nas escuras ruas de Londres? Horas depois, uma jovem viúva aparece morta, um mistério que caberá a Hercule Poirot desvendar em 'Assassinato no beco', história que dá nome à coletânea. Nos contos aqui reunidos, o detetive belga terá ainda de encontrar os planos secretos de um submarino em 'O roubo inacreditável', vingar um cliente em 'O espelho do homem morto' e tentar impedir o perigo que ronda um casal jovem em 'O triângulo de Rodes'."


🔎 " - Meu caro Japp, se eu matasse alguém você não teria a menor chance de descobrir como eu o teria feito. Você nem sequer desconfiaria que um crime fora cometido." _ Poirot_


"Assassinato no Beco" é uma coleção de contos da Rainha Agatha Christie, publicada pela primeira vez no Reino Unido em 1937.


Todas as quatro histórias da coleção foram publicadas anteriormente em revistas. Algumas foram versões expandidas de histórias mais curtas que haviam sido publicadas sob títulos diferentes.


Não é segredo para ninguém que as histórias de Sir. Arthur Conan Doyle eram grandes inspirações para Agatha Christie. Ela sempre traz algumas referências em suas obras, e nesse livro não foi diferente. No conto "Assassinato no Beco", Poirot refere-se a Sherlock Holmes e "o curioso incidente com o cachorro de noite..." Isso se refere a uma declaração feita por Holmes na história de 1892 "Silver Blaze" que está no livro "As Memórias de Sherlock Holmes".



🔍 "Se o senhor não soubesse conciliar interesses, o senhor não poderia ser um político!"



Os contos que estão nesse livro são:


  • Assassinato no Beco

  • O roubo inacreditável

  • O espelho do morto

  • Triângulo de Rhodes


O livro tem um total de 240 páginas, e como são apenas 4 contos, todos ficaram com uma quantidade de páginas suficientes para um bom desenvovilmento.



"O espelho do morto" passou a figurar como top 2 da minha lista de contos favoritos da Agatha. O desenvolvimento, a motivação e a construção das personagens me ganharam totalmente nessa história. Eu também amei o final. Sempre que o Poirot deixa seu lado humano falar mais alto eu fico com o coração quentinho. "O espelho do morto" também conta com a presença rápida do ilustre personagem Sr. Satterthwaite, que já apareceu no livro "O Misterioso Mr. Quin" e "Tragédia em 3 atos".


"Triângulo de Rhodes" sem dúvidas é o conto mais divertido do livro. Imaginem só que finalmente o Poirot foi desfrutar de sua merecida aposentadoria em uma praia. Poirot e areia já me fazem rir, porque me trazem lembranças de um conto que amei do livro "Poirot Investiga". Mas claro que expectativa do Poirot de descansar e só relaxar vai por água abaixo, né?


"O Roubo Inacreditável" como o próprio título já diz se trata de um roubo. O crime aqui não é um assassinato. E por mais que tenha sido muito bem escrito, foi o conto que menos me prendeu. Acho que eu gosto mesmo é de uma morte nas histórias da Agatha. 😄


"Assassinato no Beco" é o conto que dá título ao livro e também tem a melhor personagem feminina dessa coleção. A Agatha é mestre em construir personagens femininas fortes e empoderadas, e a Jane é uma delas. Ela ganhou todo o meu coração.


Para quem ainda não conhece a escrita da Agatha Christie, esse é um ótimo começo. Além de contar com a presença do famoso detetive belga, Hercule Poirot, em todos os contos, as histórias têm tramas maravilhosas, crimes e motivações diferentes, e uma boa pitada de humor sagaz característico da autora.


🔎 "A natureza humana repete-se com mais frequência do que suspeitamos. O mar tem muito mais variedade."



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!❤📚




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros





O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo