• Kelly Rossi

As costureiras de Auschwitz - resenha


Título Original - The Dressmakers of Auschwitz: The True Story of Women Who Sewed to Survive

Autora - Lucy Adlington

Nacionalidade - Britânica

Tradução - Renato Marques

Editora - Crítica

Gênero - Não ficção

Páginas - 384

Ano - 2021

ISBN - 9786555355758

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "No auge do Holocausto, 25 jovens presidiárias do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau foram solecionadas para desenhar, cortar e costurar roupas de luxo para as mulheres de guardas e oficiais nazistas.

O trabalho era feito em um oficina de costura instalada dentro de um dos maiores campos de extermínio da Segunda Guerra Mundial. O ateliê, chamado de estúdio de alta-costura superior", foi fundado por Hedwig Höss, a esposa do comandante de Auschwitz.

Com base em diversas fontes, incluindo entrevistas com a última costureira sobrevivente, "As costureiras de Auschwitz" revela o trabalho e o destino dessas mulheres, que cerziam, na esperançasa de serem salvas das câmaras de gás.

A britânica Lucy Adlington, uma historiadora de moda, investiga a vida de "costureiras que desafiaram as tentativas nazistas de desumanizá-las e degradá-las, formando os mais incríveis laços de amizade e lealdade." Esses laços não apenas as ajudaram a suportar a perseguição mas, também a desempenhar um papel na resistência no campo.

Tecendo a incrível história das costureiras no contexto da políticas nazistas de pilhagem e exploração, a autora oferece um novo olhar sobre um capítulo pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto."


"AS PALAVRAS, OS PONTOS DE COSTURA E AS HISTÓRIAS DESSAS MULHERES NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS."


Esse livro mostra um recorte pouco conhecido do Holocausto. Lucy Adlington, uma historiadora de moda, investiga a vida de 25 jovens presidiárias do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau que foram obrigadas a trabalhar em um "estúdio de alta-costura superior" na esperança de sobreviver ao caos e horrores da Segunda Guerra Mundial.


A obra é toda muito bem fundamentada. Além da entrevista com uma das sobreviventes, a autora usou fragmentos de diários, depoimentos em julgamentos e outras entrevistas, correspondências, postais e pesquisas de outros historiadores para tecer a história surreal das costureiras no cenário terrível da exploração nazista.


"OS NAZISTAS TINHAM PLENA CONSCIÊNCIA DO PODER DO VESTUÁRIO PARA MOLDAR A IDENTIDADE SOCIAL E REALÇAR O PODER. TINHAM TAMBÉM UM SIGNIFICATIVO INTERESSE NA RIQUEZA DA INDÚSTRIA TÊXTIL EUROPEIA, DOMINADA PELO CAPITAL E PELO TALENTO JUDAICOS."


O livro "As costureiras de Auschwitz" está recheado de imagens que complementam a história. É um não ficção muito bem organizado cronologicamente. O leitor acompanha a vida da maioria das mulheres desde antes do início da Guerra até muitos anos depois do fim da mesma. A estrutura proporciona um envolvimento total com a obra e me peguei em vários momentos, torcendo, vibrando, chorando e comemorando os acontecimentos. Sim, também tem momentos felizes nesse livro.


Além de ter amado acompanhar a história de cada uma das costureiras, eu também gostei da autora ter exposto o lado de alguns guardas da SS que poucas vezes conhecemos. Costumamos demonizar todos os nazistas e todos aqueles que trabalharam para eles, mas é bom saber que existiram aqueles que eram contra tudo o que aconteceu, não deixavam de ser vítimas dos absurdos da Guerra e se arriscaram para ajudar os prisioneiros, se arriscaram pelo bem. Ler sobre essas pequenas resistências que aconteceram é, de algum modo, reconfortante.


"A RESISTÊNCIA TAMBÉM ASSUMIU FORMAS DIVERSAS, DE ATOS ESPONTÂNEOS DE REVOLTA A GESTOS SILENCIOSOS DE GENEROSIDADE E SOLIDARIEDADE."


Esse é um dos melhores livros que já li sobre a temática, recomendo fortemente que conheçam a verdadeira história das mulheres que costuravam para sobreviver.



"VOCÊ ESTÁ VIVA, NADA É IMPOSSÍVEL." - Rezina Apfelbaum (história lindíssima)




Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚💖




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo