top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

As Aventuras de Tom Sawyer - resenha


Título Original - The Adventures of Tom Sawyer

Autor - Mark Twain

Nacionalidade - norte americano

Tradução - José Roberto O'Shea

Ilustruções - True Williams

Editora - Zahar

Gênero - Infantojuvenil

Páginas - 280

Ano - 2023

ISBN - 9786584952034

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Ao narrar as incríveis peripécias de Tom Sawyer e seu “bando de ladrões”, tendo como pano de fundo o cotidiano complexo do Sul dos Estados Unidos do século XIX, Mark Twain criou um dos livros mais amados da literatura universal e um marco do romance norte-americano moderno.

Personagem cativante e irresistível, Tom Sawyer é um moleque brincalhão e de raciocínio rápido que está sempre no centro das ações. Durante um verão de muito calor, ele e seu grande parceiro Huckleberry Finn testemunham um assassinato e, enquanto os amigos tentam escapar do nefasto vilão Índio Joe, Tom cria um grupo de piratas com sua turma, descobre o amor, se perde em uma caverna sinistra, vai ao seu próprio funeral e, numa casa mal-assombrada, encontra um tesouro. Sob a aparente leveza das divertidas aventuras da turma de meninos, Mark Twain explora temas profundos do mundo adulto e da vida no Mississippi nas décadas de 1830 e 1840, como racismo, escravidão, pobreza, assassinato e vingança, produzindo uma obra inesquecível para todas as idades."


Não são poucas as vezes em que bate uma vontade de voltar a tudo o que amamos quando eramos crianças. Escutar uma canção, ver fotos de objetos ou comidas que não são fabricados mais, assistir desenhos, revisitar lugares, ler nossos primeiros livros... Tudo isso traz aquele sentimento de nostalgia bem gostoso. Ler "As Aventuras de Tom Sawyer" despertou em mim algumas dessas sensações.


Tom Sawyer é um jovem de uma cidadezinha perto do Mississippi, de algum momento do início do século XIX. Ele faz travessuras a torto e a direito, mas todos o amam. A narrativa, apesar de divertida e descontraída, não trata apenas de trivialidades infantis. Já na primeira metade do livro, Tom e seu amigo Huck Finn (sim ele mesmo, protagonista do livro "As Aventuras de Huckleberry Finn") são testemunhas de um assassinato pelo qual um homem inocente é acusado, e na segunda parte do livro acompanhamos as tentativas de Tom em se livrar da ameaça de morte de um sinistro assassino.


No livro, Mark Twain descreve alguns costumes, superstições e mentalidade das pessoas daquele lugar e daquela época. É uma boa leitura para passar o tempo e curtir algumas aventuras de crianças. Algumas personagens que dão corpo ao enredo me conquistaram, vou destacar a tia Polly, uma fofura de pessoa, e o irmão do Tom, Sid, que, infelizmente, é um personagem bastante marginalizado e secundário, fiquei querendo ver mais de sua rivalidade com Tom, tenho certeza que poderia render uma história muito legal.

Você já leu ou assistiu alguma das adaptações? Gosta de livros infantojuvenis?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚



Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




1.569 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page