• Kelly Rossi

A Trilha Percorrida: lições de vida do meu avô, Nelson Mandela - resenha


Título Original - Going to the mountain: life lessons from my grandfather, Nelson Mandela

Autor - Ndaba Mandela

Nacionalidade - Sul-africana

Tradução - Maria Clara de Biase W. Fernandes

Editora - Best Seller

Gênero - Biografia

Páginas - 222

Ano - 2022

ISBN - 9786557121610

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Quando eu era criança, minha história - minha pequena órbita - era definida por duas coisas: a pobreza e o apartheid. Aos 11 anos, fui morar com meu avô, que me ajudou a desenvolver uma nova visão do mundo e do meu lugar nele.

Acho que as palavras de Madiba têm o poder de mudar coisas no seu mundo também, e me refiro ao mundo ao seu redor e ao mundo dentro de você. Acredito que a sabedoria de Madiba, amplificada e personificada por mim e por você, ainda tem o potencial de transformar o mundo que partilhamos e o mundo que nossos filhos vão herdar."


🌄 "SER LIVRE NÃO É SÓ SE LIBERTAR DE SUAS CORRENTES [...] É VIVER DE UM MODO QUE RESPEITE E AUMENTE A LIBERDADE DOS OUTROS."


Além de ser neto de Nelson Mandela, Ndaba teve o privilégio de ser criado por ele. "A Trilha Percorrida" reúne as memórias de vida de Ndaba com seu avô, junto com algumas histórias e doutrinas xhosa (grupo étnico que habita a África do Sul e regiões vizinhas) antigas.


🌄 "ELE EXPRESSAVA UM DESEJO SINCERO DE QUE A VOZ DO CONTADOR DE HISTÓRIAS AFRICANAS NUNCA MORRESSE, E SABIA QUE PARA ISSO ACONTECER, AS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DEVERIAM EVOLUIR E SE CURVAR AO OUVIDO DE CADA NOVO OUVINTE."


Ukwaluka - Indo para a montanha, é um rito tradicional da cultura xhosa onde um garoto transita à idade adulta. Considerada uma celebração de coragem e aceitação, os jovens devem sobreviver a um mês de rigorosas provas físicas e emocionais, incluindo uma circuncisão sem anestesia e todo seu processo de cicatrização com o básico necessário.


Ndaba relata alguns detalhes dessa prática cultural que é tão significativa para os xhosa. Nelson Mandela viveu essa transformação e auxiliou seu neto, Ndaba, a enfrentar o processo.


🌄 "MEU AVÔ ENTENDIA O PODER DE UM HOMEM DE MUDAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA E O PODER DESSA HISTÓRIA DE MUDAR O MUNDO."


Ndaba foi um adolescente subversivo. Lendo as páginas de suas lembranças, eu tive a sensação que ele deixou de aproveitar muita coisa que seu avô tinha a oferecer. Mas a paciência e, acima de tudo, o exemplo de Madiba - Nelson Mandela - foi mais forte e acabou vencendo. Muitas vezes, eu fiquei com vontade de entrar no livro e dar boas chacoalhadas no Ndaba. Acredito que esse sentimento de revolta deixou a evolução como ser humano do Ndaba ainda mais interessante.


🌄 "A MEMÓRIA HUMANA É MAIS MUTÁVEL E MISTERIOSA DO QUE QUALQUER UMA DAQUELAS HISTÓRIAS ANTIGAS SOBRE BESTAS MÁGICAS, ARANHAS FALANTES E RIOS QUE FLUEM COM ALMAS PRÓPRIAS, MAS INEVITAVELMENTE UMA HISTÓRIA REVELA O CORAÇÃO DE QUEM A CONTA. POR ISSO, ATÉ MESMO ESSAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS CONTAM UMA VERDADE MUITO REAL."


A luta da família Mandela contra o preconceito aos portadores de HIV é outro destaque no livro. Madiba quebrou o silêncio sobre a doença e se tornou destaque no combate ao HIV/SIDA.


"A Trilha Percorrida" é uma obra pequena, com apenas 222 páginas, mas carrega uma mensagem de esperança muito bonita. Além de conhecer um pouco mais sobre a vida de Ndaba e seu avô, Nelson Mandela, o livro apresenta muito da riquíssima cultura xhosa, deixando a leitura ainda mais interessante.


O legado de Nelson Mandela se mantém vivo pelas mãos de seu neto. "Ndaba é cofundador da Africa Rising, uma fundação sem fins lucrativos dedicada a promover uma imagem positiva do continente africano pelo mundo, fomentar o crescimento da educação, e criar estratégias para o desenvolvimento de empregos e da formação de alianças internacionais. Ele também é diretor executivo da UNAIDS, programa das Nações Unidas que busca oferecer tratamento para a aids e acabar com a discriminação relacionada à doença. Ndaba vive na África do Sul."



🌄 "NÓS VIVEMOS EM UM MUNDO EM QUE TUDO ESTÁ INTERLIGADO, MAS PRECISAMOS NOS CERTIFICAR DE QUE ENTENDEMOS COMO ESTAMOS TRATANDO UNS AOS OUTROS. DEVEMOS LUTAR POR UM MUNDO MAIS PRÓSPERO PARA TODOS."


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚❤


Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros







O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo