top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

A Retórica - resenha


Título Original - La Rettorica

Autor - Brunetto Latini

Nacionalidade - Italiano

Tradução - Emanuel França de Brito

Editora - 34

Gênero - Não Ficção

Páginas - 208

Ano - 2023

ISBN - 9786555251203

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Brunetto Latini (c. 1220-1294) foi um literato e político de Florença, dos mais importantes em seu tempo. Conterrâneo e “mestre” de ninguém menos que Dante Alighieri, foi igualmente exilado de sua pátria por razões políticas. É durante o exílio que Brunetto compõe A Retórica, obra em que traduz e comenta minuciosamente trechos do De inventione, do filósofo Marco Túlio Cícero, sobre a arte da retórica. Homem à frente de seu tempo, foi movido por um espírito democratizante que Brunetto se dedicou a traduzir Cícero do latim para o vernáculo florentino, a língua do homem comum, não erudito. Assim, acabou por influenciar o próprio Dante, que depois escreveria algumas de suas principais obras, como a Vida nova, o Convívio e a Comédia, também num registro mais próximo ao vernáculo de sua cidade. Tal como Cícero, Brunetto entende que a retórica deve andar de mãos dadas com a sabedoria, e que apenas líderes dotados de ambas são capazes de conduzir as coisas públicas com discernimento e equidade. A retórica é “a mais importante das ciências do homem, pela sua capacidade de produzir ambientes harmônicos em que prevalece a razão” ― do que se depreende o valor não só histórico, mas civilizatório da presente obra. Esta tradução de Emanuel França de Brito, a primeira feita no Brasil, vem acompanhada de notas e de um alentado estudo introdutório do tradutor, professor de língua e literatura italianas na Universidade Federal Fluminense."


Além de seu valor teórico, "A Retórica" é uma preciosidade histórica. Brunetto Latini, nascido em 1220, foi um notário, escritor, poeta, político e chanceler da República de Florença que se debruçou no estudo dessa ciência que é a retórica, foi conterrâneo e mestre de Dante Alighieri, ele mesmo, escrito da grande obra "A Divina Comédia".


Em sua obra-prima, Dante homenageou seu mestre colocando-o no terceiro anel do Sétimo Círculo. Ele chama o poeta de esplendor entre os homens e fala com gratidão da imagem doce, meiga e paterna. Achei muito bonito e carinhoso da parte do Dante esse reconhecimento. 💘


A intenção do trabalho de Brunetto nessa obra foi mostrar a importância da retórica na vida civil e no enfrentamento político.


A retórica é “a mais importante das ciências do homem, pela sua capacidade de produzir ambientes harmônicos em que prevalece a razão”.


Tenho certeza que voltarei muitas vezes para consultar esse livro durante meus estudos na pós-graduação de literatura, filosofia e artes. Sou muito grata a Editora 34 pela oportunidade de conhecer essa obra tão importante na História. ✨


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚



Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page