• Kelly Rossi

A Redoma de Vidro - resenha


Titulo Original - The Bell Jar

Autora - Sylvia Plath

Nacionalidade - Norte-amerciana

Tradução - Chico Mattoso

Editora - Biblioteca Azul

Gênero - Romance

Páginas - 280

Ano - 2019

ISBN - 9788525068460

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Talentosa e promissora, Esther Greenwood sai do subúrbio de Boston para trabalhar em uma prestigiosa revista de moda em Nova York. No momento de transição para uma vida cheia de responsabilidades e novos desafios, Esther entre em colapso. Em 'A redoma de vidro', livro publicado semanas antes de seu suicídio, Sylvia Plath apresenta mais do que um relato sobre a depressão; é também um retrato do amadurecimento, da descoberta sexual e do papel da mulher na sociedade."


〰 O QUE FAZER QUANDO, DE REPENTE, UMA REDOMA DE VIDRO ESTÁ TE SUFOCANDO?


🥀 "DA PONTA DE CADA GALHO, COMO UM ENORME FIGO PÚRPURA, UM FUTURO MARAVILHOSO ACENAVA E CINTILAVA. UM DESSES FIGOS ERA UM LAR FELIZ COM MARIDO E FILHOS, OUTRO ERA UMA POETA FAMOSA, OUTRO, UMA PROFESSORA BRILHANTE, OUTRO ERA Ê GÊ, A FANTÁSTICA EDITORA, OUTRO ERA FEITO DE VIAGENS À EUROPA, ÁFRICA E AMÉRICA DO SUL, OUTRO ERA CONSTANTIN E SÓCRATES E ÁTILA E UM MONTE DE AMANTES COM NOMES ESTRANHOS E PROFISSÕES EXCÊNTRICAS, OUTRO ERA UMA CAMPEÃ OLÍMPICA DE REMO, E ACIMA DESSES FIGOS HAVIA MUITOS OUTROS QUE EU NÃO CONSEGUIA ENXERGAR.

ME VI SENTADA EMBAIXO DA ÁRVORE, MORRENDO DE FOME, SIMPLESMENTE PORQUE NÃO CONSEGUIA DECIDIR COM QUAL FIGO EU FICARIA. EU QUERIA TODOS ELES, MAS ESCOLHER UM SIGNIFICAVA PERDER TODO O RESTO E ENQUANTO EU FICAVA ALI SENTADA, INCAPAZ DE TOMAR UMA DECISÃO, OS FIGOS COMEÇARAM A ENCOLHER E FICAR PRETOS E, UM POR UM, DESABARAM NO CHÃO AOS MEUS PÉS."


〰 Quem nunca se sentiu indeciso pelo menos uma vez na vida?


Essa comparação com a figueira e várias possibilidades de futuros, e o que fazer diante delas é apenas uma das situações vividas por Esther, a protagonista de "A redoma de vidro".


Publicado pela primeira vez em 1963, apenas algumas semanas antes do suicídio da autora. Essa obra é, praticamente uma autobiografia com cores ficcionais. As vivências da Sylvia são transmitidas atráves de Esther, e todas as outras personagens foram inspiradas em pessoas reais. A primeira publicação foi feita sob pseudônimo com o intuito de preservar as pessoas de toda essa veracidade.


"QUIS DIZER A ELA QUE SERIA BOM TER ALGO DE ERRADO NO MEU CORPO, QUE ANTES TER O CORPO DOENTE DO QUE A CABEÇA, MAS A IDEIA ME PARECEU TÃO COMPLICADA E TEDIOSA QUE NÃO FALEI NADA. SÓ ME ENTOQUEI AINDA MAIS NA CAMA."


Além de um relato sobre a depressão, "A redoma de vidro" desenha um movimento feminista que estava começando a ganhar força naquela época. É possível perceber, em vários momentos da história, a protagonista se deparando com imposições da função da mulher na sociedade. Toda as pressões apontadas nas páginas, ainda podem ser percebidas hoje. Acredito que esse é um dos motivos de manter essa leitura tão viva e debatida entre movimentos feministas.


"VOCÊ NUNCA SE DECEPCIONA QUANDO NÃO ESPERA NADA DE ALGUÉM."


É muito interessante perceber os traços de rebeldia na personagem, que apesar de todos seus problemas existenciais, ainda se impõe e luta contra os parâmetros sociais e diversos tabus femininos da época.


Eu amei a visão sensível e pungente que a autora, com todo seu domínio de escrita, imprime em sua obra.


Esse livro me absorveu de uma forma inexplicável. Eu não conseguia parar de ler, a Sylvia criou uma leitura paradoxalmente fácil (pela escrita gostosa e belíssima) e pesada (pelo tema).


"ME SENTIA MUITO CALMA E MUITO VAZIA, DO JEITO QUE O OLHO DE UM TORNADO DEVE SE SENTIR, MOVENDO-SE PACATAMENTE EM MEIO AO TURBILHÃO QUE O RODEIA."


Esse clássico é maravilhoso, mas não recomendo para todos. Ele tem diversos gatilhos, principalmente para depressão e suicídio. Então, mesmo que queira ler, tome cuidado. Leia consciente de que pode ser uma leitura bem pesada.


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤



"ESTARIA SEMPRE SOB A MESMA REDOMA DE VIDRO, SENDO LENTAMENTE COZIDA EM MEU PRÓPRIO AR VICIADO."



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo