• Kelly Rossi

A Maldição das Flores - resenha


Autora - Angélia Lopes

Nacionalidade - Brasileira

Editora - Planeta

Gênero - Romance

Páginas - 256

Ano - 2022

ISBN - 9786555357318

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Um véu de renda chega às mãos da jovem e rebelde Alice, no Rio de Janeiro, trazendo uma história de violência que ocorreu cem anos antes no interior de Pernanbuco, no Vale do Pajeú, envolvendo suas antepassadas. Tudo começa na casa das Flores, ancestrais de Alice, que, segundo a crendice do povo, carregam uma sombria maldição: todos os homens que cruzam o seu caminho morrem prematuramente.

Enquanto decifra a história contada no véu - que vem passando de geração em geração desde Inês Flores -, Alice segue em busca de sua própria ancestralidade e reflete sobre o papel da mulher no século passado e nos dias atuais."


💐"Pelo menos eu os amei imensamente. É melhor a saudade do que o vazio."


O PODER DA COMUNICAÇÃO CONTRA O PATRIARCADO!


A história de "A Maldição das Flores" é sobre rendeiras que criaram um código para que a partir de seus pontos, de sua renda, pudessem transmitir mensagens de desabafo, pedidos de socorro e, até, contar histórias completas para que suas lutas nunca fossem esquecidas.



Os capítulos são intercalados entre duas cidades e duas épocas: Bom Retiro em 1918 e Rio de Janeiro nos dias atuais.


Em Bom Retiro, uma cidade pequena, nós conhecemos a família das Flores. Segundo a crendice popular, das Flores carrega uma maldição que causa a morte precoce de todos os homens da família. Todas as mulheres das Flores, que são exímias rendeiras, vendiam suas rendas para conseguir o próprio sustento, o que naquela época era bastante incomum.


💐 "Rendar era a maneira que Eugênia encontrara para manter a mente afiada, e, enquanto seus dedos alternavam a entrada e a saída da agulha na trama de lacê, ela arrematava o seu plano."


Apesar de focar mais no passado, temos uma adolescente rebelde dos dias atuais decifrando as rendas codificadas de suas ancestrais e desvendando o real poderio da união feminina.



O livro tem um crescimento gigante ao longo das páginas, trabalha vários temas. Mas o que mais se destacou para mim foi o poder da comunicação, principalmente em um contexto de não liberdade, de violência doméstica e sufocamento patriarcal.


💐"Devemos sempre buscar a liberdade e que mesmo na derrota há uma vitória, pois houve a luta.


Essa é uma leitura potente e cheia de mensagens. Se você ainda não conheceu a escrita da autora. Recomendo!


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima! 📚💘



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros








O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo