top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

A Mais Breve História da Europa - resenha


Título Original - The Shortest History of Europe

Autor - John Hirst

Nacionalidade - Australiano

Tradução - Fernanda Abreu, Paulo Geiger

Editora - Sextante

Gênero - Não Ficção

Páginas - 272

Ano - 2023

ISBN - 9786555646153

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "O renomado historiador John Hirst explica como a Europa se tornou o berço da civilização ocidental e a sociedade mais vanguardista do planeta na arte, ciência, filosofia e em qualidade de vida.

Partindo das três forças que produziram a civilização europeia – a cultura da Grécia e de Roma antigas, o cristianismo e o caráter bélico e feudal dos germânicos –, o autor nos guia por um panorama da Antiguidade aos dias atuais, abordando formas de governo, idiomas, religiões, jogos de poder.

Com um texto claro e bem-humorado, ele nos apresenta a cavaleiros e sacerdotes, alemães românticos e franceses revolucionários, camponeses e líderes geniais – personalidades e fatos que moldaram nossa forma de pensar e nos relacionar."



"A Mais Breve História da Europa" tem uma linguagem clara, comentários consistentes e fluxo fácil de seguir.


O livro faz juz ao seu nome, o autor, John Hirst, apresentou um resumão da história europeia desde a Grécia Antiga até o final da Segunda Guerra Mundial. Tudo é narrado de forma concisa e não enfadonha. O interessante no livro é sua perspectiva diferente (religião, política, povo, etc...) em cada capítulo. Ao fazer isso, o autor conseguiu explicar a Europa com ideias e movimentos, em vez de guerras e eventos. Dessa forma a leitura fica mais gostosa e até divertida em alguns momentos. Adorei relembrar a origem de conceitos como renascimento, reforma, iluminismo e romantismo, que são as "invenções" da Europa.



Outro ponto que gostei foi a descrição não apenas do processo histórico, mas também da estrutura das sociedades e dos governos em determinados períodos (Grécia Antiga, Roma, Reforma e Renascimento na Europa e a Revolução Industrial).


Também achei o posfácio muito útil, explica de maneira direta e clara sobre a atual Guerra da Ucrânia. "os problemas mais profundos da história europeia estão se desenrolando diante dos nossos olhos e gerando novos nós para o futuro do continente. Vamos torcer para que os europeus saibam desatá-los."


Se você quer se lembrar de tudo de uma vez e com muita facilidade, esse livro é ótimo, ele proporciona uma visão ampla da História da Europa, ao terminar a leitura, a sensação é de olhar para um quadro e conseguir enxergar tudo em seu lugar.

Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚


Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page