• Kelly Rossi

A Incendiária - resenha


Autor - Stephen King

Nacionalidade - Norte-americano

Tradução - Regiane Winarski

Editora - Suma de Letras

Gênero - Ficção Científica

Páginas - 448

Ano - 2018

ISBN - 9788556510617

Classificação - ⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Andy e Vicky eram apenas universitários atrás de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico, comandado por uma organização governamental clandestina conhecida apenas como "a Oficina". A consequência foi o surgimento de estranhos poderes psíquicos - que tiveram efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha.

Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e violento. Pirocinética, a menina é capaz de criar fogo com a mente. Quando ter extintores espalhados pela casa se mostra inútil, Andy percebe que é preciso ensiná-la: fazer fogo se torna a Coisa Ruim, que Charlie deve evitar a qualquer custo.

Mas agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la para utilizar seu poder como uma arma militar. Impotentes e cada vez mais acuados, pai e filha percorrem o país em uma fuga desesperada. E parece cada vez mais que a Coisa Ruim pode ser a única chance de escaparem."


🔥"A VIDA É CURTA E A DOR É LONGA, E FOMOS POSTOS NA TERRA PARA AJUDAR UNS AOS OUTROS."


"A Incendiária" foi o primeiro livro do King no gênero ficção científica.


🔥Charlie é uma garotinha com a capacidade de gerar incêndios. Muito antes de "Stranger Things", King despertou políticos corruptos de direita e projetos secretos do governo que dão errado para criar a base principal desse livro. Os pais de Charlie participam de um experimento científico na Universidade com o intuito de faturarem uma grana, mal sabia eles que a substância que estavam injetando fazia parte de um complexo sistema militar-industrial. Várias descrições vividas por alguns personagens lembram o terror que a KGB russa era capaz de causar. Um dos capítulos, intitulado: "pequenos fogos, grande irmão", faz referência ao clássico "1984" e descorre semelhanças como perseguição do governo, manipulação de informações e a ausência do direito de liberdade.


Diferente de outros livros em que o King não tem pressa de fazer as coisas começarem a acontecer, em "A Incendiária" a narrativa é frenética e deixa o leitor muito curioso para os próximos acontecimentos. Eu sou das fãs mais convencionais haha... e confesso que senti falta de um maior aprofundamento das personagens. Eu amo os capítulos em que o autor discorre sobre a história de determinado personagem e acabei sentindo falta disso nesse livro.


Além de criar fogo, Charlie também tem outros poderes. Se você já leu "Carrie", vai perceber a semelhança dos 'dons' das duas protagonistas.


A escrita do King é sempre um deleite para mim, é uma das minhas leituras de conforto. "A Incendiária" não foi diferente. Apesar de não concordar com alguns detalhes do enredo e ter ficado bastante incomodada com o desenvolvimento precoce da sexualidade da Charlie, considero que foi uma boa experiência de leitura.


"Eu só queria tocar no assunto de leve, mas torna o conflito mais monstruoso" são palavras do King sobre um relacionamento sexual (possível pedofilia) entre dois personagens da história. Mesmo sendo uma abordagem bem sutil, ele conseguiu alcançar o objetivo da monstruosidade, para mim, são passagens asquerosas.




🎞O livro ganhou uma adaptação, em 1984, com o nome "Chamas da Vingança" e conta com a participação de Drew Barrymore no papel principal. Eu achei o filme ótimo. Acredito que os dois (livro e filme) se completam. Algumas coisas que não tinham me agradado no enredo do livro foram alteradas no filme, assim como o final. Eu gostei bem mais do desfecho da adaptação. Valeu muito a pena ler e assistir depois.


Sei que várias pessoas amam esse livro, e você que ainda não leu pode ser uma delas.




Por hoje é só, voadores!



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros



O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo