top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

A Ilustre Casa de Ramires - resenha


Título Original - A Ilustre Casa de Ramires

Autor - Eça de Queirós

Nacionalidade - Português

Editora - Penguin Companhia

Gênero - Romance

Páginas - 384

Ano - 2023

ISBN - 9788582851609

Classificação - ⭐⭐⭐


Sinopse - "Final do século XIX, Portugal. Gonçalo Mendes Ramires é um aristocrata rural, ansioso por ascender socialmente. Por sugestão de um antigo colega da Universidade de Coimbra, ele resolve escrever um livro que exalte os feitos de sua linhagem, narrando as agruras de Tructesindo Ramires, seu antepassado distante.

Fazendo da linguagem um potente artifício na construção de histórias e usando-a da forma que melhor lhe convém, Gonçalo tem como objetivo integrar o Parlamento português ― fato que lhe conferiria o máximo prestígio e pelo qual está disposto a distorcer a realidade.

Publicado originalmente em 1900, A ilustre Casa de Ramires foi impresso postumamente. Vista de forma ambígua, a obra já foi considerada uma ode a Portugal, mas também uma contundente crítica aos costumes do período."



Meu primeiro contato com Eça foi no Ensino Médio quando li "O Primo Basílio". Tenho lembranças muito boas dessa leitura, a experiência acabou sendo muito marcante com uma peça que apresentei com amigos sobre o obra.


Fiquei bastante feliz com a oportunidade de reencontrar a escrita de Eça através de "A Ilustre Casa de Ramires", mas...


Esse romance foi publicado pela primeira vez em 1900. E conta a história de Gonçalo Ramires, descendente de uma das mais nobres famílias da fidalguia portuguesa. A história se mistura entre o passado e o presente, paralelamente narra-se a história dos ancestrais de Gonçalo, assim, como feitos da nobreza antiga e da atual (séc. XVIII) já corrompida.


Eu amei relembrar a crítica social e a ironia que caracterizam as obras do autor, mas infelizmente "A Ilustre Casa de Ramires" não funcionou para mim, por vezes senti a narrativa engessada e um tanto artificial, o desfecho além de previsível foi muito corrido quando comparado com toda a viagem no tempo que Gonçalo faz em suas divagações. Mesmo assim consegui aproveitar o olhar mais otimista e esperançoso nos valores humanos, Eça consegue trazer um pouco da História de Portugal, e com um certo conservadorismo, ele aponta como seu país pode mudar para sair da instabilidade social, política e econômica da época.


Eça de Queirós é autor de uma vasta obra que o imortalizou. Ele sabe usar o humor na hora certa, e mesmo ainda preferindo "O Primo Basílio", dei boas risadas com Gonçalo. E mesmo não tendo funcionado tão bem para mim, "A Ilustre Casa de Ramires" é considerada por muitos um dos pontos altos da narrativa do autor. Então pode ser que funcione para você.


Você lembra de algum autor ou autora que gostou muito de um livro e quando foi ler outro se desapontou?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚


Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.




1.057 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page