• Kelly Rossi

A Filha Perdida - resenha

Atualizado: Nov 21


Título Original - La Figlia Oscura

Autora - Elena Ferrante

Nacionalidade - Italiana

Tradução - Marcello Lino

Editora - Intrínseca

Gênero - Romance

Páginas - 176

Ano - 2016

ISBN - 9788551000328

Classificação - 4,5⭐


Sinopse - "Aliviada depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, Leda decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta a atenção para uma grande família napolitana, barulhenta e grosseira, semelhante a sua própria família de origem, da qual conseguiu escapar aos dezoito anos para estudar em Florença. Sentindo por eles uma mistura de repulsa e fascínio, Leda se identifica em especial com Nina, uma jovem mãe, e Elena, sua filha pequena, e se envolve cada vez mais com as duas e com o objeto de afeto da menina, uma boneca. Nina inicialmente parece ser a mãe perfeita e faz leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A a proximação das duas, porém desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças, a infância infeliz a segredos da vida adulta que ela nunca conseguiu revelar a ninguém."



🏖"AS LÍNGUAS, PARA MIM, TÊM UM VENENO SECRETO QUE DE VEZ EM QUANDO AFLORA E PARA O QUAL NÃO HÁ ANTÍDOTO."


Mais uma narrativa poderosa, impactante, bela e, ao mesmo tempo, visceral dessa escritora que já ganhou meu coração.


Nesse livro, a Ferrante trabalha a ambivalência da maternidade de forma brutal e sincera. As personagens são tão verossímeis que facilmente consegui me colocar no lugar delas. A romantização da maternidade é quebrada de forma muito sensata e importante.


🏖"AS COISAS MAIS DIFÍCEIS DE FALAR SÃO AS QUE NÓS MESMOS NÃO CONSEGUIMOS ENTENDER."


Eu, como mãe, acabei me identificando com várias passagens e me senti ótima. Saber que não estava sozinha com o estranhamento dos meus pensamentos foi um alívio. Aliás, séra que eram estranhos ou a própria sociedade me fez acreditar que eram?


Enfim, chega de divagar... vamos falar um pouquinho sobre "A Filha Perdida":


🏖Leda, uma mulher madura, mãe de duas filhas já crescidas, decidiu tirar férias em uma das praias do sul da Itália. Logo nos primeiros dias, ela se deparou com uma grande família napolitana. Essa família reaviveu lembranças até então adormecidas. Seus sentimentos, ao observá-los, eram uma mistura de encanto e aversão. Mas a atenção maior de Leda foi direcionada para Nina e sua filha, Elena. A relação de mãe e filha parece perfeita aos olhos de Leda, que, inevitavelmente, começou a relembrar suas atitudes como mãe. Quanto mais Leda se aproximava de Nina e sua filha, mais seu deslumbramento se dissipava, dando lugar a uma afluência gigante de recordações de uma infância triste e uma vida adulta cheia de segredos que nunca antes foram revelados.


Adorei essa leitura e recomendo para todas as mulheres. Também recomendo para os homens que estão na difícil tarefa de entender um pouco da cabeça feminina haha...


Estou mega curiosa para conferir a adaptação. A estreia será no dia 31 de dezembro pela Netflix. Perfeito para meu mood de virada de ano. 😆


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!💖📚




Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros









O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo