top of page
  • Foto do escritorKelly Rossi

A Cabeça do Santo - resenha


Autora - Socorro Acioli

Nacionalidade - Brasileira

Editora - Companhia das Letras

Gênero - Realismo Mágico

Páginas - 174

Ano - 2014

ISBN - 9788535923698

Classificação - 4,5⭐


Sinopse - "Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor. Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele ainda irá se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo. Já consagrada por seus livros infantojuvenis, a escritora Socorro Acioli apresenta este seu primeiro romance dirigido ao público adulto, desenvolvido na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba. "Há muito que não lia com tanto prazer uma história que evocasse, com tão fina elegância , um universo que muito mais que o das crenças rurais nos remete a nossa diversidade interior e a inesgotável necessidade de nos encantarmos." – Mia Couto “O primeiro romance de Socorro Accioli é uma festa, um divertido exercício de imaginação, partindo de uma ideia que parece roubada aos melhores sonhos de Gabriel Garcia Marquez e desenvolvendo-a até ao final com elegância e mestria.” - José Eduardo Agualusa"





🌵 "Ela chamou a chuva, pediu que viesse. Antes, pouco antes, o céu estava limpo, sem dar sinal nenhum de que as nuvens estavam para chorar. Todas a nuvens do céu choraram ao mesmo tempo."


Socorro Acioli fala com grande beleza do amor romântico e filial, do destino, mas também narra com veracidade a corrupção e a maldade. "A Cabeça do Santo" é uma história sobre milagres... o milagre da bondade humana que cria belas surpresas que até nos enganam como intervenções sobrenaturais.

🌵 "A moça pensou uma coisa egoísta: ele sofria mais que ela. Que bom ver alguém que sofre mais. Que bom. Aquela desgraça de destino, seja lá como tenha acontecido, tornava a sua sina um pouco mais leve."


Nesse livro, Samuel, nosso protagonista, está tentando realizar os desejos de morte de sua mãe, embora ele próprio não acredite em santos. A história se passa no sertão do Ceará e é recheada de crendices populares. Além de amadurecimento, também encontramos temas de identidade, raízes, espiritualidade e família.


🌵 "Nem toda saudade é triste."


🌵 "Nunca é como a lua, não pertence a ninguém."


A escrita da Acioli é deliciosa e muito divertida. A trama tem aquele toque de mistério que só o realismo mágico latino-americano sabe proporcionar. O início vai nos abraçando aos poucos e quando vemos, estamos presos em uma rede e não conseguimos mais largar a leitura até ver seu final. Eu fiquei querendo um pouquinho mais do desfecho, senti que terminou de forma repentina ou talvez eu que ainda não estava preparada para me despedir das personagens. Foi uma leitura muito gostosa que fiz ao lado do pessoal que participou da Leitura Coletiva organizada pela Lili do @_bookolic.

🌵 "Um abraço silencioso, mas cheio de todas as palavras que ela precisava ouvir."


🌵 "Cresceu sabendo que até a morte faz falta quando demora a vir."


🌵 "Os tímidos, na hora em que atacam, são das feras piores."

Curiosidades:

"Há 36 anos, a cabeça do santo está em uma casa, servindo de muro e até abrigo, no bairro Conjunto Habitacional, no município de Caridade, a 97 quilômetros de Fortaleza."

Apesar de parecer absurdo, Acioli usa algo de real para criar sua ficção. E "A Cabeça do Santo", essa história brasileiríssima, contou com o aval de ninguém menos do que Gabriel García Márquez, com quem Acioli fez uma oficina literária. Incrível, né?



E para quem gosta de adaptações, "A Cabeça de Santo" vai virar filme! Já estou ansiosa para conferir.


🌵 "Rezar é falar o que sente."


🌵 "Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."


Já conheciam esse livro? Qual o último nacional que você leu?


Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚




Colabore com o blog! apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem abaixo.





2.044 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page