• Kelly Rossi

A Biblioteca da Meia-Noite - resenha


Título Original - The Midnight Library

Autor - Matt Haig

Nacionalidade - Britânico

Editora - Bertrand Brasil

Gênero - Fantasia

Gatilho - ⚠ Suicídio

Páginas - 308

Ano - 2021

ISBN - 9786558380542

Classificação - ⭐⭐⭐⭐⭐


Sinopse - "Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Vendo pouco sentido em sua existência, ela coleciona tristezas e arrependimentos. Quando Nora se vê na Biblioteca da Meia-Noite, ganha uma oportunidade para fazer tudo de novo. Como em um passe de mágica, os livros na Biblioteca da Meia-Noite permitem que Nora experimente as vidas que teria vivido se tivesse tomado outras decisões. Com a ajuda de uma velha amiga, ela agora pode reverter cada uma das ações das quais se arrepende, até chegar à vida real. Mas nem sempre as coisas correm como o esperado, e o novo rumo que sua vida toma coloca em risco tanto a biblioteca quanto a própria Nora. Antes que o tempo acabe, ela deve responder à pergunta mais importante de todas: O QUE FAZ A VIDA VALER A PENA?"



📚"O que faz a vida valer a pena?" Uma pergunta simples que as vezes levamos toda uma existência para responder, isso quando respondemos. Não acredito que exista apenas uma resposta para essa questão, pois cada ser humano, assim como sua vida, são únicos. Fórmulas prontas rotuladas com "boa vida" não estão dispostas em prateleiras no mercado. Mas será que essa singularidade é ruim?

📚"AS COISAS SERIAM BEM MAIS FÁCEIS SE A GENTE ENTENDESSE QUE NÃO EXISTE UM CERTO MODO DE VIVER QUE NOS TORNE IMUNES À TRISTEZA. E QUE A TRISTEZA É PARTE INTRÍNSECA DO TECIDO DA FELICIDADE. NÃO DÁ PRA TER UMA SEM A OUTRA."


Eu acredito nesse equilíbrio para viver de forma saudável. Esse livro está recheado de trechos impactantes, lindos e verdadeiros, mas eu amei, acima de tudo a frase: "VOCÊ NÃO PRECISA ENTENDER A VIDA. PRECISA APENAS VIVÊ-LA." Simples e real.


Mas saindo um pouco dessa "filosofada", vamos falar sobre essa fantasia absurdamente real que encontramos em "A Biblioteca da Meia-Noite".


⚠ Antes de seguir, preciso avisar que esse livro contém muitos gatilhos de suicídio. Caso você esteja sensível nesse aspecto, não recomendo a leitura. Se cuida e volte mais tarde. 😉


Desgostosa da situação em que se encontra, aos 35 anos, Nora Seed só pensa em findar suas tristezas e arrependimentos acabando com sua vida. Depois de tomar uma overdose de remédios, Nora fica entre a vida e a morte onde existe uma biblioteca, a Biblioteca da Meia-Noite. Essa biblioteca é cheia de novas possibilidades e ela é todinha apenas da Nora.


📚"VOCÊ TERIA FEITO ALGO DIFERENTE, SE HOUVESSE A CHANCE DE DESFAZER TUDO DE QUE SE ARREPENDE?"


Cada livro nessa Biblioteca representa uma nova vida que a Nora poderia ter vivido caso tivesse tomado decisões diferentes. Agora, uma infinidade de escolhas estão a disposição da Nora. Novas chances para reverter vários de seus arrependimentos da vida real. E o melhor, ela pode experimentar quantas vezes quiser até encontrar aquela existência onde se sinta mais feliz. Parece perfeito, né? Já pensou ter essa oportunidade? Não seria incrível?


📚 "SE VOCÊ TEM COMO OBJETIVO SER ALGO QUE NÃO É, VAI SEMPRE FRACASSAR. TENHA COMO OBJETIVO SER VOCÊ. PARECER, AGIR E PENSAR COMO VOCÊ. SER A VERSÃO MAIS VERDADEIRA DE SI. ABRACE ESSA SINGULARIDADE. APOIE, AME, TRABALHE ARDUAMENTE ESSA SINGULARIDADE. E NÃO DÊ A MENOR BOLA QUANDO AS PESSOAS RIDICULARIZAREM OU ZOMBAREM DELA. A MAIORIA DAS FOFOCAS É INVEJA DISFARÇADA."


Eu gostei muito da condução dessa história, a forma que o autor usou para mostrar os pontos positivos e negativos de tudo isso é simplesmente genial. Confesso que fiquei apavorada com o desfecho. A chance de errar a mão e não entregar um final condizente com o brilhantismo da obra era muito grande, mas Matt Haig se superou e eu terminei as últimas páginas vibrando.


📚 "NUNCA SUBESTIME A GRANDE IMPORTÂNCIA DAS COISAS PEQUENAS."


"A Biblioteca da Meia-Noite" é um livro que faz qualquer leitor parar por alguns segundos para pensar na vida. Uma fantasia cheia de filosofia que tem o poder de mudar as pessoas. Amei.


📚 "PARECE IMPOSSÍVEL VIVER SEM MACHUCAR AS PESSOAS. PARECE IMPOSSÍVEL PORQUE É IMPOSSÍVEL. [...] MORRER TAMBÉM MACHUCA AS PESSOAS."



Beijos, um ótimo voo a todos e até a próxima!📚❤



Colabore com o blog: apoia.se/voandocomlivros




O livro está disponível nas melhores livrarias! Você também pode comprar sem sair de casa clicando na imagem ao lado. Comprando por esse link, você ajuda o blog sem pagar nada a mais por isso.





355 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo